Sem categoria

Edição 2010 da Feira do Livro de Brasília reúne 60 expositores

A 29ª Feira do Livro de Brasília reúne este ano 60 expositores que comercializarão obras de diversos gêneros literários. Em 2010, a feira mudou de local – antes era no Shopping Pátio Brasil – e está sendo promovida no ExpoBrasília, no Parque da Cidade. A mostra ocorre até o dia 17.

O calor de 32 graus Célsius (ºC) em Brasília tornou o passeio pelos estandes um pouco cansativo. Carla Capuano, que veio acompanhada do marido e dos dois filhos à feira, disse vale a pena visitar a mostra, apesar do calor. “Viemos atrás de novidades para nossos filhos. Gostamos de estimulá-los. Encontramos preços bons, melhores do que encontramos nas ruas, mas não conseguimos ficar muito tempo por causa do calor”, destacou.

O estudante de Administração de Empresas, Willian Francisco de 17 anos conta que ele e seus amigos trouxeram uma relação com os livros queriam comprar. “Comecei a me interessar por livros há pouco tempo. Os livros que encontrei tem um preço melhor, mas é difícil achar as bancas. Não entregam um mapinha na entrada com a localização das bancas”, lamentou.

Um dos organizadores do evento, Eginaldo Pinheiro, disse que alguns expositores deixaram para última hora, mas que o novo local é mais adequado. “Queremos que as pessoas venham para a feira e não para outra atividade. Para que população permaneça o máximo possível. Este ano inauguraremos um novo conceito de feira menos focada na venda e mais no estímulo ao leitor através de espaços para a leitura e atividades culturais”, disse.

O presidente da Câmara do Livro, Anderson Batista, disse que a ideia é chamar a atenção para a importância do livro, com o tema O mundo da Feira e a Leitura do Mundo. “A ideia é despertar Brasília para o livro como um instrumento de libertação e construção cultural.”

O escritor Jorge Coffy é um dos escritores que está lançando seu livro na feira. Brasília – sua história contada em versos retrata, por meio de poemas e fotos, os 50 anos de Brasília. O conteúdo foi levantado com pessoas que participaram da construção da cidade, além de consultas ao Arquivo Público Nacional. “Escrevi uma linha para cada ano de vida da capital federal”, explicou.

O representante de uma distribuidora de livros, Coffy participa da feira pela primeira vez. “Achei a feira muito vazia, mas mesmo assim estou animado porque as pessoas olham meus livros e dizem que são produtos diferentes e difíceis de serem encontrados em Brasília”, disse.

Além da venda de livros os visitantes poderão conferir a programação cultural com oficinas, lançamento de livros, debates e shows. A expectativa dos organizadores é que compareçam 150 mil pessoas até o encerramento da feira. A iniciativa é da Associação dos Bibliotecários e da Câmara do Livro do Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil