Sem categoria

Partido de Putin anuncia vitória nas eleições regionais russas

Integrantes do partido na situação da Rússia reivindicaram vitória nas eleições regionais deste domingo(10), em uma demonstração de apoio o premiê Vladimir Putin, 18 meses antes da próxima eleição presidencial, que deverá contar com sua candidatura.

Apesar das inúmeras denúncias de mais uma fraude, os resultados parciais indicam que os putinistas do Rússia Unida manterão o controle de cinco dos seis parlamentos regionais e de milhares de municípios.

O Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) e os liberais, na oposição, denunciaram milhares de casos de fraude, como em toda a história das "eleições" na Rússia capitalista. Favorito em metade das regiões do país, o PCFR teria ficado novamente em segundo lugar na apuração.

"Esta foi a mais suja das eleições dos últimos anos", disse o líder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov. "É triste e vergonhoso."

A votação foi considerada pela mídia ocidental como "um teste para a máquina política do Kremlin", antes da eleição presidencial de março de 2012.

As eleições regionais de março haviam mostrado um declínio no apoio ao Rússia Unida, na maioria das regiões. Mas o resultado "maquiado" desta eleição, conforme denúncias do Partido Comunista, indica que o Rússia Unida deverá eleger mais uma vez o presidente do país.

Putin ou o atual presidente do país, Dmitri Medviédev, deverão disputar a condição de candidato ao posto. Ultimamente tem se falado em criação de um outro partido para abrigar a candidatura do atual presidente, caso os putinistas consigam impedir Medvíedev de disputar a candidatura.

Medviédev tem conquistado a antipatia dos seguidores de Pútin, ao bloquear a renovação do mandato do governador da região de Kaliningrado, um membro efetivo do Rússia Unida, e ao conseguir a demissão do prefeito de Moscou, Iúri Lujkov, membro do partido.

Da redação, com agências