Militância do PCdoB na campanha de Agnelo

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu, em plenária realizada na semana passada, com a presença dos senadores eleitos, Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), reafirmar o apoio à candidatura de Agnelo Queiroz para o Governo do Distrito Federal (GDF). Na ocasião, foi divulgada nota em defesa da democracia, da liberdade e pelo voto em Agnelo no segundo turno. Agnelo não compareceu à reunião porque estava gravando programa eleitoral.

“Nosso compromisso é com o progresso, a democracia e a distribuição de renda, no rumo do socialismo. Por isso reafirmamos o apoio a Agnelo governador do Distrito Federal”, afirmou o presidente do PCdoB, Augusto Madeira conclamando a militância para a campanha do segundo turno.

Madeira denunciou também a campanha antidemocrática e discriminatória que a candidata Weslian Roriz e seu marido, Joaquim Roriz (PSC) vêm realizando na campanha. Após o segundo turno, o PCdoB fará a avaliação dos resultados da eleição em Brasília.

Os senadores eleitos, Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), destacaram o papel positivo dos comunistas na campanha eleitoral e lamentaram que nenhum candidato do PCdoB tenha sido eleito no pleito. Rollemberg salientou a atuação do Partido, que indicou seu segundo suplente, Claúdio Avelar.

Na nota, intitulada “Liberdade ameaçada”, o PCdoB denuncia “os sucessivos ataques que (os Roriz) disparam contra a esquerda, contra a liberdade de pensamento, de organização e de manifestação colocam Brasília sob o risco de um retrocesso político e social. A animosidade que o casal Roriz insufla contra as minorias – já tão discriminadas na nossa sociedade – deve ser denunciada e repelida.”

Íntegra da Nota:

Agnelo Queiroz e Weslian Roriz disputam a governo do Distrito Federal no segundo turno, dia 31 de outubro. O Partido Comunista do Brasil, PCdoB, reafirma seu posicionamento do primeiro turno e pede o voto dos brasilienses em Agnelo. É a candidatura que, juntamente com Dilma presidente, dará à Capital Federal e ao país a continuidade da diretriz vitoriosa de inclusão social, desenvolvimento econômico e fortalecimento da democracia, trilhada pelo governo Lula.

Mas há a necessidade de dar um alerta aos eleitores candangos. A candidata Weslian e seu marido, o ficha suja Joaquim Roriz, têm feito repetidos pronunciamentos de intolerância com os valores democráticos. Os sucessivos ataques que disparam contra a esquerda, contra a liberdade de pensamento, de organização e de manifestação colocam Brasília sob o risco de um retrocesso político e social. A animosidade que o casal Roriz insufla contra as minorias – já tão discriminadas na nossa sociedade – deve ser denunciada e repelida.

A intolerância, a discriminação e o autoritarismo ameaçam o Distrito Federal. Num momento assim tão dramático, não é possível a indiferença. A liberdade é um valor universal, um bem supremo. Agnelo Queiroz é o candidato dos que querem o reforço e aprofundamento da democracia. É o candidato dos que zelam pelo respeito aos valores humanos e às opções individuais. Agnelo é o candidato da liberdade de pensamento, expressão, organização e manifestação popular.

Contra a opressão e o autoritarismo, vote Agnelo.
Pela liberdade e a democracia, vote Agnelo, 13.

Direção Regional do Partido Comunista do Brasil, PCdoB-DF

De Brasília
Carlos Pompe