Sem categoria

Otan volta a violar espaço aéreo paquistanês

Helicópteros da Otan voltaram a incursionar no Paquistão apesar dos recentes protestos do governo local contra as violações de seu espaço aéreo por parte das forças aliadas deslocadas para o Afeganistão, informou hoje a televisão local.

De acoerdo com a rede privada DawnNews, que citou fontes militares anônimas, o incidente mais recente teve lugar ontem na terça-feira (12) na província sudoeste do Baloquistão, nas imediações do posto fronteiriço de Chaman.

Dois helicópteros penetraram em nosso território e logo se retiraram (para o Afeganistão), asegurou o militar, citado pela televisão.

A fonte acrescentou que o alto comando da Otan no país vizinho foi informado do incidente, e que as autoridades paquistanesas formularam um protesto formal.

Foi a mais recente violação do espaço aéreo paquistanês desde o dia 30 de setembro passado, quando vários helicópteros a serviço das forças estrangeiras deslocadas para o Afeganistão cruzaram a fronteira para atacar supostos rebeldes afegãos.

Em um dos ataques morreram três soldados paquistaneses, o que provocou um firme protesto de Islamabad, que em represália fechou durante 10 dias a rota de abastecimento da Otan através de seu território.

A passagem foi reaberta no domingo passado, depois que o alto comando das tropas ocupantes pediu desculpas ao Paquistão.
Cada vez mais a Otan encontra-se num impasse na região, sem conseguir controlar a situação no Afeganistão e optando pela perigosa estratégia de perseguir combatentes talibãs no território do Paquistão.

Com informações da agência Prensa Latina