Sem categoria

Segundo turno: Serra tenta “carona” com Roriz no DF

O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, que no Distrito Federal, recebe o apoio de Joaquim Roriz (PSC), não fez campanha em Brasília ao lado do candidato que foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No primeiro turno, ficou em terceiro lugar na cidade. Com a retirada da candidatura de Roriz, substituído pela mulher, Weslian Roriz, que foi para o segundo turno, as atenções de Serra se voltam para o eleitorado candango.

No primeiro turno, José Serra não fez nenhum comício ao lado de Joaquim Roriz, para não ser “contaminado” pela disputa jurídica que envolveu a candidatura de Roriz. Barrado pela lei da Ficha Limpa e aguardando o julgamento de seus recursos, a campanha tucana preferiu não aliar a imagem de Serra ao candidato que se tornou ícone da ficha suja.

Na semana passada, Weslian e José Serra se encontraram em reunião em Brasília e posaram abraçados para fotos. Outro sinal de interesse pelos votos da capital federal é a indicação da candidata derrotada ao Senado, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), também apanhada pela Lei da Ficha Limpa, para coordenação da campanha tucana no DF.

Agnelo lidera

A “carona” de Serra na campanha de Weslian Roriz pode não surtir o efeito desejado. É que Weslian está caindo nas pesquisas de intenção de voto. O candidato Agnelo Queiroz (PT) lidera com folga o segundo turno da corrida ao Governo do Distrito Federal.

De acordo com pesquisa do Instituto CB Data, publicada pelo Correio Braziliense nesta quinta-feira (14), o petista atingiu 61% dos votos válidos, enquanto Weslian Roriz aparece com 39% das intenções de voto.

Estava prevista para hoje a presença do candidato a vice de Serra, Indio da Costa (DEM-RJ), na inauguração do primeiro comitê suprapartidário – o PSC de Roriz tem o apoio do PSDB e DEM -, em Ceilândia, cidade do entorno de Brasília. Mas o representante da campanha tucana cancelou a ida a Brasília para acompanhar Serra em um encontro em Belo Horizonte (MG).

No primeiro turno, Serra foi o terceiro colocado entre os eleitores do DF, obteve 24,3% dos votos válidos, contra 31,7% de Dilma Rousseff (PT) e 41,9% de Marina Silva (PV).

De Brasília
Com agências