Sem categoria

China: PCCh define plano quinquenal e agenda de desenvolvimento

Os líderes do Partido Comunista da China (PCCh) terminaram nesta segunda-feira (18) a reunião do 17º Comitê Central do partido, que determinou o próximo plano quinquenal do país, o 12º — a ser executado a partir de 2011 — e que coloca ênfase na melhoria do padrão de vida nacional.

Hu Jintao, secretario-geral do Comitê Central (CC) do PCCh, divulgou o relatório de trabalho em nome do Birô Político do CC, falando dos quatro dias da quinta sessão plenária do 17º Comitê Central, iniciada em 15 de outubro.

O plenário analisou e aprovou propostas para a formulação do plano de desenvolvimento para os próximos cinco anos (2011-2015), e nomeou Xi Jinping, de 57 anos, como vice-presidente da Comissão Militar Central do PCCh.

O principal alvo

O comunicado afirma que a China se propõe a obter grandes avanços na reestruturação econômica e manter um crescimento estável e relativamente rápido, meta fundamental para os próximos cinco anos.

Isso facilitará "progressos substanciais na transformação do padrão de desenvolvimento econômico e promoverá a já acentuada força global da China, a competitividade internacional e melhorará as prevenções contra as crises", disse Hu. Também ajudará a melhorar a vida das pessoas e a consolidar a base de uma sociedade razoavelmente bem desenvolvida, destacou o dirigente.

Poderosa força motriz

O comunicado disse que a reforma foi "uma poderosa força motriz" para acelerar a transformação do modo de desenvolvimento econômico. "A reforma em todos os domínios deve ser amplamente estimulada, com mais resolução e incentivo", afirmou.

Um grande impulso deve ser dado para a reestruturação econômica, enquanto esforços "vigorosos, mas constantes" devem ser feitos para promover a reestruturação política e para acelerar a promoção de reformas sociais e culturais, disse o comunicado.

O professor Wang Changjiang, da Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, disse que "as reformas em todas as esferas serão estimuladas simultaneamente," não só apenas as reformas econômicas, que tiveram reformas regulares por mais de três décadas.

O setor cultural será promovido para se tornar um "pilar da indústria", disse Wang Tongsan, diretor do Instituto de Economia Técnicas Quantitativas e da Academia Chinesa de Ciências Sociais, uma instituição chave do governo. "Os desenhos animados, filmes e dramas poderão se tornar uma parte importante do crescimento do PIB da China", disse Wang.

Prioridades

O comunicado disse que os esforços devem ser feitos para assegurar e melhorar a vida das pessoas e, gradualmente, instaurar um sistema de serviço público básico, completamente sustentável, que se adapte à situação da China, abrangendo áreas urbanas e rurais.

O plenário deu ênfase ao estabelecimento de um mecanismo de longo termo para expandir o consumo, a otimização das estruturas de investimento e a aceleração do passo da construção de um novo padrão de crescimento, que reune três características, ou seja, o consumo, o investimento e a exportação.

Deverão ser feitos esforços para estimular uma modernização na área rural — no sentido de acelerar a construção de um novo campo socialista — manter o desenvolvimento coordenado entre as áreas rurais e urbanas, promover o desenvolvimento da agricultura moderna, melhorar os serviços públicos e a construção de infraestruturas em áreas rurais.

Depois de considerações sobre tendências e condições de futuro desenvolvimento, o plenário propôs atingir, com o 12º Plano Quinquenal, as seguintes condições de desenvolvimento social e econômico:

  • Manter um crescimento econômico estável e de rápido crescimento;
  • Conquistar um maior desenvolvimento na reestruturação econômica;
  • Elevar universalmente a renda do povo, em passo relativamente rápido;
  • Melhorar consideravelmente a construção da sociedade;
  • Aprofundar de forma contínua a reforma e a abertura;
  • Conquistar progressos substanciais na transformação do padrão de desenvolvimento econômico;
  • Fortalecer de modo considerável e abrangente o poderio do país, a competitividade internacional e a capacidade de defesa contra crises;
  • Fazer progressos notáveis na satisfação das demandas culturais e de modo de vida da população;
  • Dar prosseguimento à consolidação da construção de uma sociedade de bem-estar, em todos os sentidos.

Participaram do pleno 202 membros e 163 suplentes do comitê central do PCCh. Membros do comitê de Inspeção Disciplinar também compareceram à plenária, mas sem a condição de voto. Alguns delegados do 17º congresso do partido, assim como membros de organizações de base, analistas e estudantes também participaram na condição de ouvintes.

Da redação, com informações da Xinhua e China Daily