De novo, pesquisas cantam vitória antes do tempo, diz Ana Júlia

A candidata à reeleição ao governo do Pará, Ana Julia Carepa (PT), fez um alerta aos eleitores neste sábado (16) à noite sobre a nova onda de pesquisas de intenções de votos, durante comício em Acará, na região do Capim, região nordeste do Pará, ela ressaltou que no primeiro turno, as pesquisas, inclusive do Ibope, apontavam que ela não estaria no segundo turno das eleições.

“Cantaram vitória antes do tempo. A verdadeira pesquisa é aquela que aparece após a leitura das urnas. Agora, mais pesquisas me colocam atrás do candidato tucano. Mas nós não acreditamos nessas pesquisas, nós vamos às urnas e à vitória no segundo turno”, disse, aclamada pela onda vermelha que envolve a região.

A pesquisa divulgada neste sábado pelo Ibope, com 812 eleitores no estado, diz que Simão Jatene teria 54% das intenções e Ana 36%. Mas a própria margem de erro, de três pontos percentuais, pode indicar também que ele teria 51% e Ana 39%. "Mas nós não nos baseamos nessas pesquisas, até pelo longo histórico de erros do Ibope. Em 2006, por exemplo, eu não teria ido ao segundo turno nem eleita governadora", disse.

Fator Lula e Dilma

Além disso, a pesquisa foi produzida antes de fatos relevantes na campanha de Ana Júlia: o impacto dos últimos programas de rádio e TV, o grande comício com o presidente Lula e Dilma Rousseff (PT), a vitória da candidata sobre o adversário no debate do SBT no dia 15, o apoio que ela recebeu do fundador do PSDB no Pará e ex-governador Almir Gabriel na última segunda-feira. Ana Júlia soube da pesquisa e seguiu tranquila, animada pela grande onda vermelha na região do Capim.

A caravana da Frente Popular Acelera Pará chegou ao município de Acará, após cumprir agenda em Bujaru, por volta das 16 horas, onde foi realizada uma carreata pelas ruas centrais da cidade, seguida de comício. A candidata Ana Julia foi recebida pelo vice-prefeito da cidade, José Antonio de Lima, o Nazinho (PRB), além de vereadores do município. Ana Julia foi acompanhada do deputado federal Beto Faro (PT) e do deputado estadual Waldir Ganzer (PT). O comício aconteceu na Praça da Bíblia.

Ana Julia disse que seu governo levou cursos da Universidade Estadual do Pará (UEPA) para o município para dar mais oportunidade para a juventude; levou ambulância do Samu; repasses direto na conta da prefeitura para a saúde básica; construiu casas populares pelo Minha Casa Minha Vida; levou o Luz para Todos; e pavimentou a PA 152, entregou patrulhas mecanizadas para prefeituras asfaltarem ruas e vai fazer a perna sul no próximo mandato.

PAC

A governadora também falou das ações do PAC do Pará previstas para o município, entre elas uma UPA 24 horas, uma unidade básica de saúde, uma creche, uma base de polícia comunitária, reforma e construção de escolas, pavimentação da PA 256, construção do terminal hidroviário, e o Navegapará para o município, além da pavimentação ainda neste ano de 5 quilômetros de asfalto. Também está em licitação a reforma do ginásio municipal.

Ana Julia lembrou aos eleitores que na hora de votar eles devem escolher entre dois projetos: um que privatiza e não investe na agricultura familiar e nos mais pobres e outro que trabalha para os que mais precisam, criou o Bolsa Trabalho, a Bolsa Família, o Pró-Uni, Projovem, e para que tudo isso continue é preciso eleger Ana Julia governadora e Dilma presidente.

O apoio do ex-governador Almir Gabriel também foi anunciado por Ana Julia aos eleitores de Acará. “No passado, ele apoiou o outro candidato, mas se arrependeu porque disse que ele é preguiçoso”, afirmou a governadora.

Entre as pessoas presentes ao comício estava a comerciária Elisandra da Silva Souza, 26 anos. Ela disse que Ana Julia foi a melhor governadora do Pará porque olhou pra todos os municípios, não só para Belém. Durante o comício, foi declarado que o PSOL do município está apoiando Ana Júlia no segundo turno das eleições. Depois de Acará, Ana Julia seguiu para Tomé Açu, onde participou de uma carreata com 400 carros. Ainda hoje, ela participa de comício em Concórdia do Pará.

Fonte: Assessoria de Imprensa13