Sem categoria

Conmebol devolve vaga na Libertadores para CBF sob condição

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) voltou atrás nesta segunda-feira (18) e devolveu a quarta vaga na próxima Libertadores da América a mais um representante do futebol brasileiro, mas sob a condição de algum clube do país não conquistar a Copa Sul-Americana.

Com isso, além de Internacional e Santos, os quatro melhores colocados no Brasileirão terão vaga garantida no torneio, sendo que o quarto terá de disputar a fase preliminar da competição continental. Porém, se o campeão da atual Copa sul-Americana for brasileiro, este ocupará a vaga do quarto classificado pelo Brasileirão.

A confusão começou há cerca de um mês, quando a Conmebol anunciou que — devido à nova vaga reservada ao vencedor da Sul-Americana — o país campeão da Libertadores teria de incluir o time em questão dentro das vagas já estipuladas para si.

Como o Internacional foi o último campeão do torneio continental, tem o direito a uma das cinco vagas reservadas para o Brasil, assim como o Santos, campeão da Copa do Brasil. Portanto, sobrariam apenas três vagas para completar, que seriam decidinas no Campeonato Brasileiro.

Porém, com a nova resolução, o chamado G-4 do Brasileirão está restaurado, e quem comemora são os time que lutam pela vaga na próxima Libertadores.

O Atlético paranaense, hoje sexto colocado com 46 pontos, estaria classificado, já que Santos e Inter estão à sua frente na tabela. Os três líderes, Cruzeiro, Fluminense e Corinthians completariam o grupo de classificados.

A briga no final do campeonato promete esquentar com a notícia, já que – além do Furacão – mais cinco clubes estão separados por apenas cinco pontos e têm chances de conseguir a vaga: Grêmio (46 pontos), Botafogo (45), São Paulo (44), Palmeiras (44) e Vasco (41).

Com informações do Portal iG