Direção do PMDB libera filiados para escolha no 2º Turno

No último sábado (16) o presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho liberou os peemedebistas a escolherem de forma individual quem apoiar nos segundo turno das eleições ao governo do Estado do Pará.

O anúncio feito através do twitter deixa os filiados do PMDB livres para escolherem entre Ana Júlia (PT) e Simão Jatene (PSDB). “Em respeito aos diferentes cenários políticos nos municípios paraenses, o PMDB liberou o apoio individual a Simão Jatene ou Ana Júlia”, escreveu no microblog.

Jader se recusou a dizer, contudo, quem ele pessoalmente apoiará. “A única coisa que posso garantir é que não vou votar branco nem nulo e como meu voto é secreto. Só posso dizer a vocês que nunca votei em branco, nem nulo. Agora face à posição, à orientação que estou tronando pública, vocês não podem ter o direito de insistir em saber do meu voto”.

O deputado estadual, Domingos Juvenil, que foi candidato no primeiro turno ao governo do Pará pelo PMDB e teve 380 mil votos, declarou no blog Espaço Aberto que o seu apoio vai ser para o candidato Simão Jatene (PSDB). “Vou apoiar, sim, a candidatura de Simão Jatene neste segundo turno”, disse Juvenil.

Outras lideranças do PMDB decidem apoiar Ana Júlia

As lideranças políticas do PMDB, representando o nordeste do Pará, declararam apoio à Ana Julia Carepa (PT) neste domingo, em reunião realizada no comitê da coligação Acelera Pará. Liderados pelo ex-deputado José Soares, o Doutor Soares, os peemedebistas foram levar seu apoio à reeleição da governadora.

“Meu voto vai para Ana Julia porque ela é o melhor para o Pará e queremos ver nosso Estado continuando no caminho firme do desenvolvimento”, disse Doutor Soares, forte liderança do município de Castanhal, onde deve fazer campanha para ajudar a reeleger a governadora.

“O nordeste paraense ganhou muito com a governadora no seu primeiro mandato e, agora, no segundo mandato, com os recursos do PAC Pará, vamos crescer muito mais”, analisou Doutor Soares. “Assim como Lula, Ana Julia é candidata do povo pobre do Pará e, como ele, ela veio para mudar”, comemorou o ex-deputado que também foi presidente da Companhia de Habitação do Pará (COHAB).

Participaram do encontro de apoio lideranças de São Miguel do Guamá, Castanhal e Curuçá. O ex-prefeito de Terra Alta, Emival Alves da Cruz, e ex-presidente da Associação dos Municípios da Zona Bragantina, Guajarina e do Salgado, que reúne 50 prefeituras, também compôs o grupo e manifestou seu desejo de lutar para que o Pará continue crescendo.

“Queremos ajudar a governadora a realizar obras importantes para a região”, disse Emival. Uma das obras apontadas foi o porto do Espadarte, que já tem recursos previstos no PAC Pará para a sua construção. Outras lideranças da região do Salgado que participaram da reunião de apoio à Ana Julia foram o ex-vereador de São Miguel do Guamá, Manuel Ronaldo de Araújo; e o ex-vereador de Curuçá, Amaro Soares Amoras.

De Belém,
Isa Arnour
Com informações da Assessoria de Imprensa13 e Blog da repórter.