Sem categoria

Mujica prefere Dilma: 'Serra é pouco integracionista'

O presidente do Uruguai, José Mujica, respaldou a candidatura de Dilma Rousseff à presidência do Brasil e considerou que o postulante do PSDB, José Serra, deixou evidente uma visão "não muito integracionista" para a região.

"Me parece que a continuidade mais ou menos da política de [Luiz Inácio] Lula [da Silva] é o que mais nos convêm como país", declarou à revista Búsqueda o mandatário — que já expressou diversas vezes sua afinidade e admiração pelo colega brasileiro.

Mujica acrescentou ainda que mesmo que o ex-governador de São Paulo "dê a impressão de que não é uma figura de uma direita reacionária, entendo que responde à articulação paulista do poder".

Em abril, durante a campanha para o primeiro turno, Serra afirmou em uma palestra a empresários que o Mercosul era uma "farsa" e o considerou uma "barreira" para acordos comerciais brasileiros. As palavras do presidenciável despertaram reações de autoridades da região, como o então chanceler argentino, Jorge Taiana.

Posteriormente, o ex-governador se explicou dizendo que o bloco formado por Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai — com a Venezuela em processo de adesão — deveria ser reformado e que o livre comércio deveria ser reforçado.

Com Ansa