Operação contra dengue vai ao Cidade Nova

 Atuação com 36 agentes de limpeza, caçambas, máquinas pá-carregadeira, retroescavadeira, caminhões de carroceria, compactadores, equipe de fiscalização de terrenos baldios, agentes de endemias e comunitários de saúde e, principalmente, os moradores do bairro Cidade Nova. Foi com esse batalhão que a 'Operação todos contra a dengue: não deixe esse invasor entrar na sua casa' atuou nesta sexta, 22.

 Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, a programação é voltada para atender toda a comunidade. "Além da visita dos agentes de endemias e comunitários, a população terá os serviços de limpeza, de notificação de terrenos baldios e o 'bota fora' num só momento".

"Todos os dias eu limpo a minha casa, dentro e fora. Varro a calçada e até a rua. Mas acho uma riqueza de Deus ver a Prefeitura de Aracaju assim, bem na porta de casa fazendo tudo: limpando, varrendo, capinando. É sinal que vocês estão cuidando bem de mim, viu?", conta o morador e aposentado, Luís dos Santos.

Já o comerciante e morador do bairro Milton Andrade Bispo opina: "se todo mundo cooperasse a gente não precisava sofrer com essa agonia que é a dengue. Tenho ciência de que a prefeitura vem fazendo sua parte no meu bairro, mas acredito também que é dever de cada um ajudar. Fico chateado quando vejo o povo jogando lixo no terreno baldio da rua".
Bota-Fora

"Aproveite a presença dos agentes de limpeza para fazer a faxina na sua casa". Com essa chamada os moradores ficaram atentos para participar do bota-fora. "Escutei o carro de som ontem pela manhã passando aqui na rua e programei minha faxina. Cadeira velha, cortina, madeira, almofadas, vaso quebrado, tirei tudo que não servia e coloquei na porta, simples assim. E a equipe logo cedo já estava tirando o entulho", conta a moradora Idênia Crislaine dos Santos.

Segundo o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, o Bota-Fora deve ter a participação do morador. "Além de combater o mosquito da dengue que poderia estar dentro de casa, damos a opção do descarte correto. É assim que combatemos também aquele morador desatento que joga o entulho, lixo nas vias públicas ou em terrenos baldios", explica.

Operação

O trabalho de combate ao mosquito da dengue está envolvendo, além da Emsurb e da Secretaria Municipal de Saúde, outros órgãos como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).