Minha Casa, Minha Vida: Lula entrega moradias no Rio
O presidente Lula esteve no Rio de Janeiro no dia 25 para fazer a entrega de 582 apartamentos dos conjuntos Jardim das Acácias e Palmeiras, na Estrada do Itararé 1.071, em Ramos, para famílias desabrigadas pelas chuvas de abril. As moradias fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida. O governador Sérgio Cabral também participou das entregas.
Publicado 25/10/2010 19:16 | Editado 04/03/2020 17:04
Os imóveis, construídos pela Caixa Econômica Federal (CEF), foram adquiridos pelo governo do estado e doados às famílias. Na mesma solenidade, o prefeito Eduardo Paes anunciou que, no terreno ao lado dos dois conjuntos, pertencente ao município, serão construídas 500 unidades habitacionais pelo Minha Casa Minha Vida para também alocar famílias desabrigadas pelas enchentes. Ele garantiu que até dezembro todos os quase seis mil desabrigados pelas chuvas de abril na cidade terão uma casa nova.
O presidente Lula e seus acompanhantes, antes da cerimônia de entrega, visitaram alguns apartamentos dos dois conjuntos, construídos num terreno onde funcionou uma fábrica de refrigerantes. Os prédios são constituídos de apartamentos com área interna de 44,90 metros quadrados, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, distribuídos em 12 blocos de quatro pavimentos, e um bloco com um só andar, com três apartamentos em condições de acessibilidade, com área de 50,61 metros quadrados, destinados a cadeirantes. Cada condomínio dispõe de 131 vagas não autônomas, equipamento comunitário, depósito coberto para lixo, guarita, centro comunitário, churrasqueiras e playground.
Lula e a primeira-dama entregaram as chaves da casa própria para Rodrigo da Silva enquanto Cabral e Adriana, para a dona de casa Corina Etelvina Bento. O presidente lembrou que as famílias não apenas ganhavam uma casa para morar, mas, em razão das outras intervenções públicas na comunidade, dispunham, bem ao lado, de uma escola estadual, a Jornalista Tim Lopes, e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de primeira qualidade.
No evento, o governo do estado também assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de mais 1.700 unidades habitacionais, no âmbito do Minha Casa, Minha Vida, num total de R$ 112 milhões de investimentos, beneficiando 6,8 mil pessoas. As novas contratações são para a construção do Condomínio Rossi Ideal Vila, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, que terá 440 moradias, destinadas a famílias de três a seis salários mínimos, e os Residenciais Haroldo de Andrade I, II, III e IV, em Barros Filho, na mesma região, que atenderão famílias com renda na faixa de três a 10 salários mínimos.
Depois a comitiva seguiu para Manguinhos, onde entregou 328 apartamentos construídos no Conjunto Embratel, na Avenida Leopoldo Bulhões, e destinados a famílias realocadas pelas obras do PAC.