Projeto une circo, meio ambiente e cidadania

Espetáculos unindo diversas linguagens, acrescidos de temática ambiental, fazem parte do “Projeto Ecocirco – 2ª Mostra de Picadeiro Nordestino”, que o Instituto Intervalo realiza, até o próximo dia 31, em Fortaleza. Além de apresentações de diversos circos do Nordeste, o Projeto traz oficinas e palestras.

Tudo isso acontece em um circo armado em terreno na Serrinha (Conjunto Soares Moreno – Rua XII, nº 200, próximo à Avenida Dedé Brasil). O ingresso pode ser adquirido por meio de troca de 5kg de material reciclável.

O espetáculo contará todos os dias com a participação de artistas de diferentes circos mambembes do Nordeste produzindo um espetáculo único, que une beleza, criatividade, inovação, destreza e profissionalismo.

Pela manhã e à tarde, acontecem oficinas gratuitas de formação circense. Nesta segunda-feira (25), o Presidente da Associação Brasileira de Circo, Camilo Torres, ministra a oficina de palhaços de picadeiro. Palestras voltadas para a cidadania e o meio ambiente também estão programadas para hoje. À noite, de segunda a sexta, as apresentações circenses terão início às 20h30min e no fim de semana a partir das 17h.

Para realizar a troca de ingressos, os interessados devem comparecer a um dos postos de coleta de material reciclável da Coelce e destinar a pontuação para o Projeto Ecocirco. O comprovante deverá ser trocado pelo ingresso no local das apresentações. Para quem não efetuar a troca o ingresso será R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

De acordo com Alencar Lage, Coordenador do evento, a ação pode ir muito além desses 10 dias de apresentações “A idéia é aproveitar esse movimento para criar um ponto de cultura. Um espaço fixo de apoio e formação de artistas circenses, sempre voltando a atenção para a cidadania e o cuidado com o meio ambiente”, diz.

O Projeto EcoCirco é premiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e conta com o apoio da Coelce, Super do Povo e a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE).

Fonte: Agência da Boa Notícia