Pessoas com deficiência ganham programa de paradesporto

Mais de 200 pessoas com deficiência já são beneficiadas

Basquete para cadeirantes

Nesta terça-feira, 26 de outubro, a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) irá realizar o lançamento do Projeto Esporte Adaptado. A ação é desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com instituições de ensino superior e organizações dedicadas ao cuidado de pessoas com deficiência.

Os atletas e familiares vão marcar presença no evento, que irá ocorrer no Auditório do Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 17h. Com 04 núcleos já em funcionamento na Capital, atendendo mais de 200 participantes, a expectativa da Secel é continuar expandindo a atuação nessa área, através da criação de novos núcleos.

Atualmente, o projeto oferece iniciação esportiva nas seguintes modalidades adaptadas: basquetebol em cadeira de rodas, natação, futsal e musculação. As atividades acontecem no SESC Centro, através de parceria com a Associação dos Cegos do Ceará (Acec), na Faculdade Católica, Apae e Instituto de Educação Física da UFC – Campus do Pici.

Saiba mais

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), no Ceará, 17,3% da população sofre de algum tipo de deficiência, o que corresponde a 1,3 milhão de pessoas. Só em Fortaleza, existem cerca de 350 mil pessoas com deficiência.

Diante desta realidade, o Projeto Esporte Adaptado visa a atender pessoas com deficiência de todas as idades, e tem como objetivos fortalecer a auto-estima, fomentar a autonomia e promover espaços de socialização, através de atividades físicas, recreativas e de lazer.

Serviço

Lançamento do Projeto Esporte Adaptado

Data: 26 de outubro (terça-feira)
Horário: 17h
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, 2050 – Dionísio Torres)

Fonte: Assessoria de imprensa da Secel