Queima de fogos encerra programação do Círio 2010

Após o desligamento das luzes da fachada da Basílica Santuário, por volta das 23h deste domingo (24), começou o show pirotécnico – um espetáculo bastante esperado pelos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré que encerrou a programação festiva do Círio, em Belém.

Queima de fogos e procissão de recírio encerram o Círio.

Este ano, os fogos foram instalados na 28ª Circunscrição de Serviço Militar (28ª CSM), localizado na Tv. 14 de março. O show pirotécnico teve a duração de 15 minutos. As 4 mil unidades de tiros foram trazidas pela empresa Interfogos, fornecedora há 12 anos e que tem sede no Mato Grosso do Sul.
 
"A escolha pela área da 28ª CSM está de acordo com os laudos do Instituto Médico Legal (IML) – Centro Perícias Renato Chaves e do Corpo de Bombeiros, com a concordância do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará (CREA-PA), seguindo todas as normas de segurança", afirma César Neves, diretor coordenador da Festa de Nazaré.

O espetáculo dos fogos de artifício no encerramento da Festividade atraiu um grande número de pessoas à Praça Santuário. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e a Diretoria da Festa de Nazaré estimam que 50 mil pessoas participaram do evento.

Procissão do Recírio encerra o Círio de Nazaré

A procissão do Recírio, que encerra as festividades do Círio 2010, teve início pouco depois das 7h desta segunda-feira (25). Ao som de vários louvores, milhares de fiéis a procissão de encerramento depois de 15 dias de festividade.

Após a distribuição da hóstia, no final da Missa Campal, as milhares de pessoas presentes à Celebração Eucarística foram orientadas a voltar à Basílica Santuário para o início da procissão do Recírio, que leva a imagem de volta ao Colégio Bittencourt, localizado na avenida Magalhães Barata.

Durante o trajeto do Recírio, a Imagem da Virgem de Nazaré é conduzida por um percurso de 650 metros. Este é o menor trajeto entre as 11 romarias oficiais. A procissão contorna a Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil. O percurso deve ser cumprido em 45 minutos e deve reunir aproximadamente 50 mil pessoas.

HISTÓRIA

A primeira procissão do Recírio remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato já relatado em 1859. Ainda conhecido como "Último Ato da Festividade Nazarena", ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício.

Atualmente, após a missa no Altar Monumento, leva-se à Imagem para a Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O grande final da última procissão é marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil.

Fonte: Diário do Pará