Sem categoria

UFRJ: Mais um manifesto de apoio a eleição de Dilma Rousseff

Os manifestos e abaixo-assinados de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República tem aumentado. Agora é a vez dos professores, estudantes e trabalhadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que lembra o compromisso do próximo dia 31 de outubro; “Um compromisso que passa por votar em Dilma Rousseff, para garantir e aprofundar as conquistas dos últimos oito anos,” diz o texto.

Para justificar o seu apoio, os manifestantes lembram que as conquistas não foram apenas para categorias funcionais ou de natureza salarial. As mudanças, segundo texto, apontam para uma visão de que “a educação, a ciência e a tecnologia são ferramentas e essência do exercício pleno da cidadania e alicerces do desenvolvimento de uma Nação Soberana.”

“Considerar a educação como um direito de todos, trazendo a visão sistêmica do processo educativo "da creche ao pós-doutorado", foi a grande conquista dos últimos anos”, destacam em seu manifesto os profissionais de educação, para quem esta visão foram transformadas em ações de expansão da a educação superior federal (com novas instituições, novos campi, recursos e concursos em todos os níveis) e a retomada da criação de novas Escolas Técnicas Federais com novo formato e novos objetivos.

“Prosseguir nesta caminhada, consolidar o que foi realizado e avançar para conseguir o muito que ainda falta e que nos negaram em séculos de história, é o compromisso iniludível que todos nós – trabalhadores da educação com as missões mais diversas – temos a partir do 31 de outubro”, conclui o texto, manifestando apoio à eleição de Dilma à Presidência.

Outras medidas adotadas pelo Governo Lula e que fazem parte do programa de governo de Dilma, segundo o texto, são o aumento do número e o valor das bolsas de todas as modalidades de pesquisa, “que mudaram a cara e a essência do ensino superior e da ciência no Brasil (…) para mostrar um país mais digno, mais justo e mais feliz, respeitado no concerto das nações do Mundo. Em síntese, um país genuinamente soberano.”

De Brasília
Márcia Xavier