Sem categoria

Chávez divulga a criação de um novo sistema financeiro 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que está sendo criado um novo sistema financeiro nos países da Ásia e do Oriente Médio, fato que desmente os rumores de que seu governo estaria dando petróleo a outros países.

Em uma transmissão especial de televisão, Chávez se referiu ao acordo alcançado há algum tempo com a Argentina a partir de parceria e respeito mútuo.

De acordo com o estadista venezuelano, com o produto deste intercâmbio foi trazido para o país  alimentos, leite em pó, veículos para a agricultura e se construiu uma fábrica de tratores.

Mecanismos semelhantes se procurou aplicar na mais recente turnê internacional de Chávez por sete países da Europa, Ásia e África, disse.

"Alguns países não podem pagar o preço do petróleo no mercado, por isso tratamos de chegar a um entendimento com eles", declarou, e citou o caso de Portugal.

Segundo o presidente da Venezuela, dos fundos do comércio com o país europeu, vai construir uma linha férrea moderna e continuará transportando computadores Canaima.

Acordos legítimos

Tratam-se, disse ele, de acordos legítimos, transparentes e claros, que beneficiarão a todos, daí a necessidade de explicar essa realidade para o povo venezuelano, para não ser enganado pela oposição.

Destacou que em Moscou foram assinados os documentos relevantes para por em marcha a criação de um banco com sede na capital, Caracas e em Pequim, no qual se vem trabalhando há três anos para quebrar a hegemonia do capitalismo.

Esta instituição financeira, hoje, é modesta, mas vai crescer, pois já estamos fazendo planos para, gradualmente, fortalecer e umpulsionar, com esses fundos, as exportações de bananas. Ele também disse que um fundo binacional foi acordado com a Síria para o plantio de azeitonas no país sul-americano para a obtenção de óleo.

Para fazer isso, disse ele, é necessário apoio técnico e financeiro, porque também há planos para produzir um projeto para processar e exportar azeite.

Com a Síria também se concretizaram convênios no setor têxtil. Por fim, ele mencionou outros acordos alcançados com a Líbia em outras áreas.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone