Venezuela: a quarta república
Entenda melhor a história da Venezuela.
Publicado 26/10/2010 10:54
Em dezembro de 1988, Carlos Andrés Pérez foi novamente eleito presidente. Adotou uma política de austeridade financeira, que aumentou a renda per capita do país, mas, em contrapartida, ampliou o desemprego e aprofundou as desigualdades na distribuição da renda, gerando greves de trabalhadores e conflitos sociais. A queda dos preços do petróleo, o aumento do tráfico de drogas e as medidas restritivas adotadas pelo presidente geraram forte instabilidade política, com sérios distúrbios em 1989. Em 1992, foram sufocadas duas inssureições cívico-militares de jovens oficiais sob o comando do coronel Hugo Chávez Frías.
Pérez foi acusado de desvio de dinheiro público e, em maio de 1993, foi destituído do cargo depois de condenado em processo de impeachment por corrupção (que um ano depois o levou para a cadeia). Em seu lugar, assumiu o presidente do Congresso, senador Octavio Lapege, até que o Congresso elegesse um presidente interino para terminar o mandato. Foi eleito pela Ação Democrática o senador Ramón José Velásquez, que prestou juramento em junho de1993 e governou o país por oito meses.
Presidente Rafael Caldera (1969-1974 e 1994-1999)
Nas eleições de dezembro 1993, tomou novamente posse o ex-presidente Rafael Caldera, liderando um novo partido, a Convergência Nacional, apoiado por outras organizações. Assumiu em 1994 por um período de cinco anos. Enfrentou uma crise bancária que obrigou o país a gastar grande parte de suas divisas e adotou um programa econômico recessivo. As dificuldades econômicas, que incluíam uma crise bancária que obrigou o país a gastar grande parte de suas divisas, a queda no crescimento e o aumento do desemprego e da pobreza, levaram o governo a suspender as garantias constitucionais relativas às atividades econômicas durante três meses, e adotar um programa econômico recessivo, controlando os preços, congelando o câmbio e intervindo no mercado financeiro, entre outras medidas, provocando violentas manifestações populares em 1996 e março de 1997.
A perda de prestígio dos políticos tradicionais se traduziu na aparição de candidaturas como a da ex miss Venezuela Irene Sáez. Hugo Chávez, com 44 anos, líder da insureição de fevereiro de 1992, venceu as eleições presidenciais realizadas em 6 de dezembro de 1998, com 56% dos votos válidos, derrotando Henrique Salas Romer, que obteve 39%.
Chávez é o presidente do período a que se chama de "quinta república" na Venezuela.
Fonte: Wikipedia