Sindicato convoca jornalistas para assembleia nesta sexta-feira

Jornalistas de jornais, revistas e assessorias de imprensa estão convocados a comparecer à sede do Sindjorce nesta sexta-feira (29/10), às 8 horas, para assembleia que deliberará sobre a proposta de reajuste feita pelo sindicato patronal para o fechamento da Campanha Salarial 2010/2011 dos profissionais de impresso no Estado do Ceará.

Os patrões ofereceram um reajuste de 5,5% no piso salarial e 5% para salários acima do piso, seguro e reportagem especial. A inflação dos 12 meses que antecedem a data-base de 1º de setembro foi de 4,29%.

A assembleia será antecedida pelo já tradicional café da manhã do Sindjorce, momento de encontro e confraternização da categoria.Caso a proposta patronal seja aceita, o reajuste será retroativo ao mês de setembro e aplicado sob o piso salarial dos profissionais empregados em assessorias de imprensa. Também será incluída na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos jornalistas de impresso uma cláusula que assegura a presença do sindicato nos locais de trabalho para a realização de campanhas de sindicalização. A nova a cláusula permite a presença, durante três dias úteis, de dirigentes sindicais ou seus prepostos em todos os jornais e revistas do Estado.

As demais cláusulas reivindicadas pelos jornalistas – vale-alimentação, cursos de capacitação e a criação de comissões de saúde nas redações -, continuarão sendo negociadas em reuniões agendadas para os dias 27 próximo e 3 de outubro. "Vamos continuar as negociações em comissão paritária para garantirmos a conquista de novos direitos aos jornalistas do Ceará", afirma o presidente do Sindjorce, Claylson Martins.

Fonte: Sindjorce