Caicó recebe primeiro debate com reitoráveis realizado pela ADURN

A ADURN realizou no CERES-Caicó, na noite da última terça-feira (26), o primeiro de três debates com as candidatas à Reitoria da UFRN. Iniciado às 19h30, professores, técnicos, alunos e moradores da cidade de Caicó assistiram ao debate mediado pelo jornalista Osair Vasconcelos, no qual as candidatas Arlete Araújo e Ângela Paiva apresentaram suas propostas com ênfase na questão da interiorização do ensino superior ofertado pela Universidade.

O debate marcou a história do CERES-Caicó e da Associação dos Docentes da UFRN. O diretor de Política Sindical da ADURN, Wellington Duarte, declarou: “mais uma vez a ADURN fez história; nunca antes a entidade havia enfrentado o desafio de debater, de tornar democrática uma eleição para a Reitoria, como também é a primeira vez que o CERES-Caicó recebe um debate entre reitoráveis”.

Dividido em três blocos e com espaço aberto para questionamentos feitos pela platéia, o debate permitiu que a comunidade acadêmica participasse ativamente indagando sobre aquilo que é do interesse específico daquele campi. Segundo a aluna de Geografia do CERES-Caicó, Heloísa Saraiva, “o debate no CERES foi de suma importância por nos guiar diante do poder de decisão que levará à escolha da nova Reitora”.

A UFRN configura-se atualmente como uma entidade cujas ações ultrapassam os limites de suas estruturas físicas afetando, portanto, a realidade do Estado nas mais variadas vertentes. Neste contexto, torna-se importante para a comunidade em geral conhecer mais sobre a candidata que assumirá a Reitoria da UFRN. Segunda a moradora da cidade de Caicó, Edjane Linhares, “é necessário conhecer o que a universidade está propondo para a comunidade com relação, por exemplo, aos projetos de pesquisa e extensão que, de alguma, forma, chegam até nós”.

Ao tratar da importância da realização do debate, o diretor do CERES-Caicó, Clóvis Almeida afirmou: “a possibilidade de professores, técnicos e alunos conhecerem os candidatos já justifica a importância deste debate, contudo, o mais importante é que, ao final desta eleição, as promessas colocadas em público sejam realmente assumidas”.

O segundo tesoureiro da ADURN e representante da entidade no CERES-Caicó, Carlos Wanderley afirmou que as expectativas foram alcançadas. “O público compareceu em número satisfatório, participativo e interessado nas discussões; o debate mostrou-se propositivo e, de forma elegante, as candidatas apresentaram suas propostas com uma mediação profissional. A ADURN está de parabéns por ter tomado a iniciativa da realização deste evento”, detalhou ainda Carlos Wanderley.

Ampliar os espaços públicos de reflexão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este é o objetivo da ADURN com a realização destes três debates com a inclusão de temas que fazem parte do cotidiano da Instituição. A ADURN, dentro da postura propositiva que caracteriza a entidade, defende a ampliação do espaço de debate com todos os agentes sociais e políticos, como uma forma de democratizar as eleições. Para o diretor de Política Sindical, Wellington Duarte, “a marca do diálogo e do debate aberto tem sido o eixo que conduz a gestão que desde 2008 dirige a ADURN. A entidade, enfim, assume seu lugar na UFRN”.

O próximo debate acontecerá na próxima quinta-feira (28), a partir das 9h30, no Auditório da Escola de Música da UFRN, Campus Central. Encerrando este ciclo de debates que antecede a eleição do dia 10 de novembro, na quinta-feira 4 de novembro acontecerá o último encontro, no Hospital Onofre Lopes, a partir das 9h.