Sem categoria

Vitória da esquerda no CA de Direito da USP anima veteranos

Nos últimos dias 20 e 21 de Outubro ocorreram as eleições para a diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. Fundada em 1903, a entidade é uma das mais antigas do país, tendo participado da fundação da UNE, da luta do “petróleo é nosso” e contra as ditaduras do Estado Novo e de 1964.  A vitória da chapa "Fórum de Esquerda" gerou repercussão junto a veteranos da esquerda no país. 

O Fórum da Esquerda, que congrega diversos estudantes do campo democrático popular, venceu as eleições no primeiro turno (a eleição para a diretoria do XI tem dois turnos desde 2003), obtendo 737 votos contra 609 do Movimento Resgate Arcadas, o quórum foi de 1410 votos.

A vitória do Fórum da Esquerda representa uma oportunidade de retorno do XI de Agosto às lutas políticas e sociais nas quais esteve envolvido em toda sua história, mas das quais estava afastado nas gestões da chapa que antecedeu, denominada "O Resgate". Representa também a oportunidade para que entidades gerais como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) voltem a atuar nesse espaço tão importante.

Segundo Osvaldo Lemos, Presidente da UJS–SP, “a vitória da esquerda tem simbolismo nacional, pois através de um movimento amplo e de oposição a direita na universidade surgiu a oportunidade para as mudanças e retomada das lutas dos estudantes”.

Veteranos

A constatação de Osvaldo é corroborada por um curto texto publicado no Blog do Rovai, do editor da Revista Fórum, Renato Rovai, que valorizou o fato da chapa utilizar o termo "esquerda" em seu nome e concluiu sobre esta vitória: "Ainda há esperança…". Abaixo da postagem, diversos comentários reforçam a tese de que é um alento uma vitória como esta às vésperas do segundo turno da eleição presidencial.

O Fórum da Esquerda organiza estudantes da Faculdade e congrega militantes independentes e também filiados ao PT, à UJS e outras organizações. Tendo ocupado a gestão em 2007, o grupo fez oposição às 3 gestões do Resgate nos últimos anos.

A cerimônia de posse ocorrerá no dia 25 de Novembro, na histórica Sala dos Estudantes na Faculdade e a posse efetiva no dia 1º de Dezembro, quando o Fórum da Esquerda passará a gerir a entidade para um mandato de um ano.