Sem categoria

Cristina Kirchner tentará reeleição em 2011, diz chanceler

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, afirmou nesta quinta-feira (28), que a presidente do país, Cristina Kirchner, tentará se reeleger, apesar de estar bastante abalada com a morte de seu marido e ex-mandatário Néstor Kirchner. A declaração ajuda a frear especulações sobre o futuro político da nação, que tem eleições presidenciais no próximo ano.

"Nós dizíamos que (o candidato) podia ser pinguim ou 'pingüina' (pinguim fêmea em espanhol), que podia ser ele ou ela. Agora certamente será ela", disse Timerman em declarações à emissora CNN.

"Cristina será candidata dos argentinos e será a vencedora das eleições, não tenho nenhuma dúvida", ressaltou o chanceler, que reconheceu, no entanto, que nada ainda está decidido. "É algo que ela tem de decidir, mas sabe que tem meu apoio". Segundo Timerman, Cristina "é uma líder política por direito próprio". "Não é uma viúva que herda, é a condutora do governo porque assim foi escolhida".

Néstor, líder e deputado de seu partido e secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), era tido como um provável candidato à presidência. O peronista, de 60 anos, morreu na quarta-feira, vítima de um enfarte na cidade de El Calafate. Ele será enterrado nesta sexta-feira, 29, em sua cidade natal, Río Gallegos.

Com EFE