Ronaldinho Gaúcho volta à seleção em amistoso contra a Argentina
O técnico Mano Menezes convocou nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, 23 jogadores para o amistoso do dia 17 de novembro contra a Argentina em Doha, no Catar. A partida marcará o retorno de Ronaldinho Gaúcho à seleção brasileira. Douglas, meia do Grêmio e Neymar, fora dos últimos jogos, contra Irã e Ucrânia, são as outras surpresas da lista.
Publicado 29/10/2010 16:55
A volta de Ronaldinho ocorreu após Mano Menezes assistir aos jogos do Milan contra o Chievo, pelo campeonato italiano e diante do Real Madrid, pela Liga dos Campeões. O técnico, inclusive, teria conversado com o meia no centro de treinamento do Milan.
Ronaldinho estreou na seleção brasileira no dia 26 de junho de 1999, contra a Estônia (3 a 0), em Curitiba. Desde então, já realizou 87 partidas e fez 32 gols. A última partida do jogador com a camisa amarela ocorreu pelas eliminatórias da Copa 2010, em abril de 2009. Em Porto Alegre, com Dunga no comando, a seleção bateu o Peru por 3 a 0. Na ocasião, o meia entrou no lugar de Elano quando o jogo já estava definido.
Último teste do ano
A partida contra a Argentina será o último teste da equipe de Mano em 2010. Após a chegada do novo treinador, em agosto, a seleção brasileira entrou em campo três vezes. Na estreia, contra os Estados Unidos, vitória por 2 a 0. No início do mês, mais dois amistosos e dois resultados positivos: 3 a 0 no Irã e 2 a 0 na Ucrânia.
O início da campanha do ex-técnico corintiano na equipe brasileira já é a melhor desde Carlos Alberto Parreira, em 1991. Na ocasião, o Brasil venceu os quatro primeiros jogos sob o comando de Parreira. Passou pela Iugoslávia (3 a 1, em outubro de 91), pela Tchecoslováquia (2 a 1, em dezembro de 91), pelos Estados Unidos (3 a 0, em fevereiro de 92) e pela Finlândia (3 a 1, em abril de 92). A primeira derrota ocorreu diante do Uruguai, em Montevidéu (1 a 0), dia 30 de abril de 92.
Confira a lista de Mano para a partida contra a Argentina:
GOLEIROS
Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Neto (Atlético-PR).
ZAGUEIROS
Alex (Chelsea), Tiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica) e Rever (Atlético-MG)
LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahce) e Adriano (Barcelona).
MEIO-CAMPISTAS
Sandro (Tottenham), Ramires (Benfica), Elias (Corinthians), Lucas (Liverpool), Jucilei (Corinthians), Douglas (Grêmio), Ronaldinho Gaúcho (Milan) e Philipe Coutinho (Inter-ITA)
ATACANTES
Pato (Milan), Robinho (Milan), André (Dínamo de Kiev) e Neymar (Santos).
Fonte: Portal Copa 2014