Defesa Civil de Olinda promove seminário de prevenção a desastres

A Coordenadoria de Defesa Civil de Olinda realiza nesta sexta-feira (15) o seminário “É com prevenção que se constrói cidades mais seguras”, evento que faz parte da VI Semana Nacional de Redução de Desastres, organizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Com início a partir das 9h, o seminário conta com a presença de autoridades locais e regionais ligadas ao tema, entre elas a representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Luana Gonçalves, a geóloga da Universidade Federal de Pernambuco, Margarete Alheiros, o coordenador da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, Coronel Artur Paiva, e a representante da Secretaria de Saúde do Recife, Damares Albuquerque.

O seminário acontece durante todo o dia no auditório da Secretaria de Educação, e deve durar até as 17h. Na solenidade de abertura, que tem início às 8h30, estarão presentes o Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, a Secretária de Obras, Hilda Gomes, o Secretário Executivo, João Batista, o coordenador da Defesa Civil, Paulo Brito, agentes da Codecipe, e a Secretária Municipal de Saúde, Tereza Miranda.

O foco do das palestras são os 120 agentes de saúde e 20 agentes de vigilância sanitária, que serão conscientizados sobre a importância da incorporação da percepção de risco na vida cotidiana das pessoas, fortalecendo a cultura de riscos de desastres.

Conscientização dos mais jovens

Durante a Semana Nacional de Redução de Desastres também serão realizadas abordagens educativas em algumas escolas do município. Um grupo teatral irá visitar a Escola Pastor Davi, no Alto da Bondade, e a Escola Antônio Correia, no Alto da Conquista, levando para os pequenos uma peça de teatro que vai abordar o tema “Como se prevenir em casos de desastres”. O público alvo desta ação são os estudantes do ensino fundamental e médio.

IV Semana Nacional de Redução de Desastres

A VI Semana Nacional de Redução de Desastres é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), e do Ministério da Integração Nacional, que foi instituída através de um decreto assinado em 26 de setembro de 2005 e está alinhada às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres. A campanha acontece em todo o Brasil, através das coordenadorias municipais de Defesa Civil.

Serviço:
Seminário É com prevenção que se constrói cidades mais seguras
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua 15 de novembro, nº 184

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Olinda