Roberto Ploeg inaugura exposição em Olinda

Na próxima-feira quarta-feira (03), a partir das 20h, na Maison do Bonfim, em Olinda, o artista plástico Roberto Ploeg inaugura mais uma exposição individual. A mostra reúne 20 quadros e ficará aberta ao público até o dia 05 de dezembro.

O período coincide com dois importantes eventos culturais a serem realizados na Cidade Patrimônio da Humanidade: a Fliporto, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, e o Arte em Toda Parte, de 27 de novembro a 05 de dezembro.

Segundo Ploeg, a maioria dos trabalhos expostos é de produção bem recente. “São estudos de figura humana que procuram transmitir o encanto de gestos leves e corriqueiros de habilidade feminina: prendendo o cabelo, colocando um pompom ou um brinco. Dois quadros destacam a leitura para sintonizar com o momento da Fliporto. Outros quadros mostram meninos dos arredores do sítio onde moro nos seus afazeres favoritos: jogando bola, chupando pitomba, procurando captar passarinhos. Por fim tem algumas pinturas de cajueiros e de jasmim vapor, respectivamente, árvore e arbusto, ambos com fragrância forte e galhos tortuosos que dão voltas inesperadas”, explica o artista em seu blog onde estão postados 12 dos quadros a serem expostos.

O ARTISTA

Roberto van der Ploeg nasceu em Valkenburg aan de Geul, na Holanda, em 1955. Em 1979, veio para o Brasil para cursar um mestrado em Teologia latino-americana. Desde 1982, reside no Nordeste brasileiro. A mudança da teologia para a pintura não foi muito radical para Roberto Ploeg.

Segundo ele, teologia e arte são de essência metafórica porque as duas procuram apresentar de maneira pessoal, experiências universais em imagens literárias e visuais. Neste sentido o teólogo é um artista da palavra.

O caminho pessoal de Ploeg foi da palavra à imagem visual. Sua formação artística se deu a partir de vários cursos em entidades culturais de Olinda e Recife (MAC, Oficina Guaianases, Escolinha da Arte, UFPE, IAC, Fundaj). Após anos de atividades como teólogo da libertação no Nordeste brasileiro, em 1995 optou definitivamente pela arte.

Para ver o trabalho de Roberto Ploeg clique no link abaixo:

http://www.robertoploeg.blogspot.com/