Líder comunitário denuncia ameaças em Potengi

Edson da Silva, presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Município de Potengi (FECEMP) divulga carta onde faz denúncias sobre as ameaças que a comunidade local vem sofrendo em relação à posse de terras. No documento, Edson ratifica: “Tais ameaças jamais serão capazes de calar o discurso constituído da ânsia de justiça social, que há séculos é priorizada pelas minorias”. Leia a seguir a íntegra carta.

A atuação da Federação das Entidades Comunitárias do Município de Potengi (FECEMP) junto às comunidades carentes, entre elas duas que são remanescentes de quilombolas, começa a enfrentar as agruras oriundas da já tradicional repressão agrária, encabeçada, como sempre, por aqueles que detem a posse das terras (mesmo que não autêntica) das já usurpadas terras do nosso sertão do Cariri Oeste, mais precisamente no município de Potengi.

As agruras, dizem respeito às ameaças sofridas pelos integrantes do movimento, devido às ações realizadas em prol dos menos favorecidos, muitas vezes sem terra. Estas ameaças surgiram após o conhecimento, por parte de alguns proprietários, insatisfeitos com as novas políticas agrárias que hora tenta-se em todo território nacional. Tais ameaças jamais serão capazes de calar o discurso constituído da ânsia de justiça social, que há séculos é priorizada pelas minorias.

O próprio presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombolas de Caracarás – (ARQUICA), Sebastião Vieira da Silva, foi duramente expulso de uma área onde ele havia preparado para o plantio de sua lavoura. O agente de tal brutalidade, Dedé Lobo, conhecido proprietário usurpador de terras, ainda disse que se caso as políticas agrárias o fizesse perder parte das terras que hoje detém, tomaria medidas enérgicas no sentido de eliminar, como forma de vingança, aqueles que encabeçaram o movimento.

Este humilde relato tenta tornar pública a situação agrária por nós enfrentada, bem como demonstrar que a intolerância e o uso dos métodos repressores e violentos sempre teimam a florar por entre as chapadas anteriormente dominadas por coroneis.

Eu, Francisco Edson Veriato da Silva, presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Município de Potengi (FECEMP) reitero a necessidade de políticas civilizadas e de providencias por parte dos órgãos governamentais, no que se refere à resolução dos atuais conflitos ideológicos.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com a colaboração de Camila Silveira)