Sem categoria

França tem novo dia de protestos contra reforma na previdência

Milhares de pessoas devem se manifestar neste sábado (6) em toda a França contra a reforma da previdência promovida pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy, no oitavo dia de mobilização desde setembro.

No último dia 27 de outubro, em Paris, os senadores se mostraram indiferentes aos apelos e protestos nas ruas. Por 177 votos a favor e 151 contra, o Senado aprovou em segundo turno o aumento da idade mínima de aposentadoria.

Cerca de 240 manifestações estão previstas em todo o país por iniciativa dos sindicatos. Dessa vez, os protestos não serão acompanhados por uma greve geral.

No último dia de manifestações, em 28 de outubro, a participação popular levou 560 mil pessoas às ruas, segundo a polícia, e 2 milhões, segundo os sindicatos.

A principal medida da reforma é a prorrogação da idade legal para a aposentadoria de 60 para 62 anos. Adotado pelo parlamento, o projeto deve ainda superar o recurso apresentado pela oposição socialista no Conselho Constitucional. Se passar por este obstáculo, a lei poderá ser sancionada em 15 dias pelo presidente Sarkozy.

Informações Terra