Governo entrega casas em Gilbués
“É a realização de um sonho”, foi assim que definiu a dona de casa Noemi Moreira Rocha, que foi contemplada com uma das 47 unidades habitacionais feitas através da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), no município de Gilbués, região Sul do Estado. Dona Noemi relata que sempre morou de aluguel e muitas vezes passavam necessidade porque essa era a obrigação primeira. “O dinheiro era só para pagar a casa. E ter uma casa própria foi a maior felicidade”, comemora.
Publicado 07/11/2010 22:25 | Editado 04/03/2020 17:01
Mãe do pequeno Ailton de apenas 1 ano de idade e de mais outras quatro crianças, dona Maria da Conceição Cláudio também tem motivos para comemorar. Ela diz que morava em casa emprestada e em péssimas condições e quando chovia molhava tudo. “Agora a realidade é outra, até as crianças passaram a ter mais saúde”, comenta.
As casas têm uma estrutura padrão com 2 quartos, uma sala, cozinha, banheiro interno e uma pequena área. Para concretizar esses sonhos foram investidos R$ 449.252,59. Além das casas construídas de forma pulverizada, Gilbués foi ainda contemplada com uma praça central, mais uma opção de lazer para a população. A praça, também investimento da Emgerpi, recebeu o nome de Alaíde Oliveira, uma professora que prestou relevantes serviços àquele município.
A professora Lúcia Oliveira, filha da homenageada, falou da satisfação da homenagem à mãe. “É uma forma de ser eternamente lembrada por essa comunidade”. O diretor presidente da Emgerpi, Gilberto Pereira, representou o governo e falou da importância das obras para o desenvolvimento da cidade. “Fazemos parte de um governo cuja recomendação é trabalho e mais trabalho. E quando a gente ouve da população o significado que tem a moradia em suas vidas tem a sensação de dever cumprido”, reforça.
Ricardo Tavares, liderança local, falou da importância dos benefícios dessas obras para a cidade e destacou, ainda, a presença da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como de fundamental importância para a cidade. “Através da Universidade Aberta os filhos de Gilbués podem ter a formação escolar completa e não precisam ter que ir para Teresina, como eu fui para ter curso superior. Todas essas ações de casas, praça e tantas outras contribuem para a melhoria da vida das pessoas e para o desenvolvimento municipal”, reforçou.
Também integravam a comitiva governamental o comandante da Polícia Militar, cel. Prado; o superintendente de Articulação Governamental, José Augusto; representante da Secretaria da Administração, Raimundo Pereira, e o secretário do Turismo, Sílvio Leite.