Derrota ou vitória do campo progressista na RMN?

Não milito politicamente na grande Natal, por isso, o que escrevo aqui possa estar redondamente enganado. Mas, a derrota de Dilma Rousseff nos três principais municípios da região metropolitana precisa ser avaliada com muita cautela pelos partidos que fazem parte da base aliada do governo federal. Por Gutemberg Dias*

Os prefeitos de Natal, Parnamirim e São Gonçalo, respectivamente Micarla de Sousa (PV), Maurício Marques (PDT) e Jaime Calado (PR) apoiaram Dilma Rousseff no segundo turno. Vale lembrar que a prefeita de Natal no primeiro turno apoiou Marina Silva que era candidata a presidência pelo Partido Verde (PV).

No primeiro turno, em Natal, as forças ligadas a campanha de Dilma Rousseff deram uma vitória apertada sobre Serra, o grande destaque foi Marina Silva que ficou com 29,41% dos votos válidos. Já no segundo turno o eleitorado de Marina se dividiu, mas com tendência de votação para o candidato tucano. Na matemática elementar Dilma teve um acréscimo de 12,68% e Serra de 18,25%.

Em Parnamirim José Serra ganhou no primeiro turno com vantagem apertada de 1,23%, mas no segundo turno colocou uma vantagem de 15,44%. No município Marina Silva teve 29,03% dos votos no primeiro turno.

Já em São Gonçalo no primeiro turno Dilma ficou com 42,93%, Serra com 35,08% e Marina com 21,10%. Quando as urnas foram apuradas no segundo turno Serra terminou com 50,81% e Dilma 49,19%, diferença de 1,62% pró-Serra.

Em Macaíba e Extremoz a candidata petista teve maioria no primeiro e segundo turno, porém os resultados mostram que as forças estavam dividida e a diferença nos dois municípios foi pequena.

Nessa análise rápida que faço o que se vê é o eleitorado da região metropolitana investindo em Marina Silva no primeiro turno e no segundo turno despejando a maioria dos votos no candidato tucano.

Os números são para ser analisados, haja vista que o resultado de 2008, principalmente, em Natal, não foram muito palatáveis aos aliados do campo governista. Nesse pacote, ainda, é importante citar a vitória da candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, ao governo do estado em todos os municípios da região metropolitana.

Como advogado do diabo eu sou obrigado a indagar ao bloco pró-Dilma sobre mais essa derrota, perguntando quando será dado o freio de arrumação para se criar um projeto que realmente possa se sagrar vitorioso nas urnas em 2012?

Na singela formulação desse “pobre coitado que não sabe fazer oração”, parafraseando Luiz Gonzaga, se os partidos que compõem o campo mais progressista do estado não se unirem e começarem a montar desde já um projeto que possa ser posto em movimento a partir de 2011, podemos nos preparar para uma grande desconstrução desse campo nos próximos anos em terra potiguares.

Ainda é importante ter em mente que o comando do estado estará nas mãos de Rosalba Ciarlini Rosado, filiada ao DEM, que tem à sua sombra a mão firme de Carlos Augusto Rosado um exímio articulador político. Dessa forma, o futuro é muito tenebroso para as forças progressistas do nosso estado.
 


*Gutemberg Dias é formado em geografia, presidente do Comitê Municipal
de Mossoró e membro da direção estadual do PCdoB/RN.