UEES repudia redução de passagens gratuitas dos estudantes do Rio

A União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEES) declarou ser contrária a decisão do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que assinou um decreto que limita o número de passagens dos quase 900 mil alunos que estudam na rede pública da cidade.

Segundo a medida, os alunos, que tinham direito a 156 passes gratuitos por mês, contam agora com apenas 60 passagens. Além disso, o decreto determina que o passe livre somente será incluído no Bilhete Único Carioca (que permite a integração de dois ônibus em um intervalo de duas horas), a partir de fevereiro de 2011.

Segundo a presidente da UEES, Gabriela Venâncio, as restrições causarão muitos prejuízos aos estudantes, que com o corte só terão uma passagem para ir e outra para voltar da escola. Para ela, a educação não se limita somente à sala de aula, mas também ao conhecimento adquirido em outras atividades, como cinema, teatro e biblioteca.

A medida ainda prejudica os estudantes que fazem cursos em outras escolas ou outros turnos e que agora terão que desembolsar o valor da passagem. Alguns chegam a gastar quatro ou cinco passagens por dia.

Gabriela adianta ainda que o próximo encontro dos estudantes das escolas técnicas, que acontece no final do mês, lançará uma carta de repúdio contra a decisão do prefeito.