Vitórias devem embalar crescimento do PCdoB no RS

O balanço eleitoral do partido é muito positivo e os novos desafios grandiosos. A partir dessa constatação a Comissão Política do CE do PCdoB RS realizou seu primeiro encontro após a eleição em segundo turno que garantiu a vitória de Dilma. Através da sua participação nos governos, parlamentos e movimentos sociais, o partido agora almeja mais crescimento.

Em uma exposição de quase uma hora, o presidente estadual Adalberto Frasson fez balanço da eleição. Além da vitória inédita de Tarso já no primeiro turno e a conquista da eleição de Dilma num segundo turno muito disputado, Frasson deu destaque especial a vitória dos comunistas no estado, com a reeleição de Manuela, com quase meio milhão de votos e a eleição de um segundo deputado federal, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador de Caxias do Sul, Assis Melo. "Com a ampliação da nossa representação na Câmara Federal, com Manuela e Assis, junto com a manutenção do espaço do partido na Assembleia do RS, com a reeleição de Raul Carrion, nós tivemos pleno êxito no nosso projeto aqui no estado", afirmou.

Rio Grande em transformação

Um desafio que está colocado na ordem do dia para os comunistas, segundo Frasson, é dar contribuição decisiva para a construção e o êxito do novo governo estadual que inicia no dia 1º de janeiro de 2011. "Este governo, desde o seu início, precisa garantir a implementação dos seus compromissos programáticos com a construção de uma união em favor das mudanças que o estado precisa e uma maioria política na Assembleia, tendo como base as forças políticas que o elegeram – o núcleo de esquerda (PT, PSB e PCdoB) ".

Até o momento, o PCdoB foi contemplado com apenas uma secretaria: a do Turismo, que será assumida pela ex-candidata ao Senado Abgail Pereira. O partido ainda está negociando uma participação adequada a importância da legenda e seu compromisso com o projeto.

Eleições municipais

Construir o êxito dos governos Dilma e Tarso no RS, a partir de agora, articula-se com o projeto estratégico do PCdoB visando seu crescimento. A ideia central é combinar a participação do partido nos executivos, assim como na atuação dos seus mandatos parlamentares, com a construção partidária. O objetivo é um partido mais forte e preparado para o embate eleitoral de 2012. Como destaque a possibilidade de disputar o governo da prefeitura da capital.

Da redação local