Juazeiro: exposição homenageia Dia da Consciência Negra

A Casa do Artesão, em Juazeiro, ao Norte do estado, apresenta a exposição Santa de Casa faz Milagre, em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A inauguração será neste sábado (13/11), às 19h30. A mostra segue em cartaz até o dia 8 de dezembro.

No acervo, 18 telas com pinturas em óleo e acrílico, retratando os costumes e figuras da cultura negra; a exemplo das baianas, do Nego D’água e do ícone na luta contra a escravidão, Zumbi do Palmares. Quem assina as obras é a artesã Alda Moreira.

Fomento ao artesanato

Fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal com a Secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, através do Instituto Mauá, a Casa do Artesão funciona como um espaço de cultura e turismo para Juazeiro e região. Inaugurada em janeiro deste ano, abriga um acervo permanente com trabalhos representativos dos modos e costumes locais, a exemplo das tradicionais carrancas – herança cultural datada do século XIX.

“A Casa do Artesão simboliza um resgate da memória cultural da região do São Francisco”, destacou a diretora do Mauá, Emília Almeida. O Instituto ficou responsável pela doação de todos os equipamentos; do maquinário aos móveis.

O espaço funciona diariamente, das 13h às 21h. E, além de Juazeiro, está aberto para receber a produção de artesãos dos demais municípios baianos do Vale do São Francisco, como Curaçá, Casa Nova e Sobradinho. “A Casa do Artesão é um espaço onde nós poderemos expor a nossa arte, nossa cultura, além de disponibilizar um ambiente no qual os artesãos poderão desenvolver seu trabalho, gerando renda às suas famílias”, afirmou o prefeito, Isaac Carvalho (PCdoB), na cerimônia de inauguração.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro