Metalúrgicos terminam com vitória Campanha Salarial 2010

Com 9% de aumento, Metalúrgicos terminam com vitória Campanha Salarial 2010.
Dirigentes sindicais de todo o estado aprovam os acordos que garantiram aumento real de salário à categoria

2010 ficará marcado como um grande ano para a classe trabalhadora do País. Para os metalúrgicos, em especial, o último ano do governo Lula fecha um ciclo de 8 anos de conquistas e aumento significativo no poder aquisitivo, que os trabalhadores esperam ter continuidade com a presidente eleita Dilma Rousseff a partir de 2011.

Com o fim da Campanha Salarial 2010 da categoria metalúrgica no Estado de São Paulo, após inúmeras negociações e mobilizações, os milhares de trabalhadores conquistaram 9% de aumento salarial a partir de janeiro de 2011e abono de 24% a ser pago neste final de ano. Isso significa um aumento real de salário de mais de 4%, descontada a inflação do período. Este acréscimo nos salários dos empregados representa a injeção de milhares de reais a mais circulando na economia do Estado e da região representada pelo SindMetal Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul, que conta com mais de 10 mil metalúrgicos.

No começo desta semana os dirigentes sindicais do estado reuniram-se na sede da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo para definir os acordos negociados com os sindicatos patronais. O presidente do SindMetal e vereador de Jaguariúna, Edison Cardoso de Sá, participou da assembleia e, ao final, comemorou o sucesso da conclusão da campanha, que novamente assegurou a reposição de perdas inflacionárias e um aumento real bastante expressivo.
“Foi uma negociação dura mas bastante positiva, pois demonstramos que não abriríamos mão dos nossos direitos. O crescimento sólido e robusto da economia brasileira este ano e do lucro das empresas nos fez ir para o ataque e conseguir alcançar um aumento decente”, avalia Edison.

Motorola

Antes da conclusão das negociações com o sindicato patronal, o SindMetal procurou a direção da Motorola para negociar diretamente com a empresa um reajuste salarial vantajoso para os funcionários da empresa. Após várias rodadas de conversa a direção da entidade pressionou a empresa e conseguiu chegar ao percentual de 9% de reajuste e abono de 20% a ser pago de uma única vez, no dia 10 de dezembro.

Como geralmente acontece, o acordo na Motorola, a maior empresa da base de representação do SindMetal, serve de parâmetro para as demais e abriu o caminho para que fosse possível alcançar o mesmo índice de 9% nas outras empresas.

“Esta foi uma Campanha Salarial bem sucedida, na qual conseguimos fazer prevalecer os interesses da classe trabalhadora”, conclui Edison.

Fonte: Assessoria de Comunicação SindMetal Jaguariúna e Região