Guerra cambial: Dilma aprecia trocar dólar por conjunto de moedas

Durante o encontro dos G20, encerrado em Seul na semana passada, a presidente eleita Dilma comentou a guerra cambial. Ela falou sobre a proposta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de substituir o dólar por um conjunto de moedas e disse que "é preciso considerar todas as propostas". Nesta terça (16), de volta ao Brasil, Mantega avalia que a alta acumulada de 2,6% do dólar na semana passada é um sinal de que as medidas do governo para evitar a apreciação do real estão surtindo efeito.

Para evitar a valorização excessiva do real, que prejudica as empresas brasileiras exportadoras tirando a competitividade dos produtos, o governo brasileiro anunciou uma série de medidas. Entre elas, destaca-se o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente nos investimentos estrangeiros em renda fixa no país, que passou para 6%, além de aumentar o IOF sobre a margem de garantia para investimento estrangeiro no mercado futuro.

Mantega já afirmou anteriormente que o mundo passa por um processo de guerra cambial, no qual nações desvalorizam artificialmente suas moedas para favorecer a indústria exportadora local, o que acaba prejudicando os outros países, em especial os emergentes, que vêm recebendo forte entrada de capital estrangeiro.

Fonte: da redação, com agências

Veja mais:
-Endenda o que é a guerra cambial e como ela afeta o Brasil
Leia também:
-Crise econômica global, guerra econômica e gasto militar
-Niko Schvarz: Lula no G20 de Seul