Sem categoria

Norte-coreanos exigem indenização e desculpas do Japão por crimes

O Japão deve desculpar-se e pagar indenização por seus crimes do passado, disseram na última terça-feira (16) meios de comunicação da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

A Agência Coreana Central de Notícias (KCNA, na sigla em inglês), defendeu a demanda em um artigo para relembrar o 105º aniversário da assinatura do Tratado de Cinco Pontos Ulsa, de 1905, que foi uma arma do imperialismo japonês contra a península coreana naquela época.

Depois de ocupar a Península, o Japão massacrou pelo menos 100 milhões de coreanos, levou por meio da força mais de 8,4 milhões de coreanos para o Japão e os obrigou a trabalhar como escravos em colônias, convencendo-os a assimilar sua ideologia imperialista e despojou a Coreia de seus recursos naturais.

"O dano mental, humano e material que sofreu o povo coreano devido ao regime colonial do Japão é o maior na história da humanidade pela forma em que se fez e pelos seus conteúdos e esfera", diz o artigo.

Nos 65 anos desde a derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão recorreu de forma persistente a ameaças políticas e militares e a chantagens e sanções econômicas contra a RPDC, considerando o país "uma espinha encravada", diz a KCNA.

Todos os fatos demonstraram que o Japão é "um inimigo jurado da nação coreana", diz a KCNA, que também afirma que o exército e o povo da RPDC estão decididos a obrigar completamente o Japão a pagar por todos os seus crimes.

O Tratado de Cinco Pontos Ulsa, assinado em 17 de novmebro de 1905, converteu de fato a Península Coreana em uma colônia do imperialismo japonês, conforme os meios de comunicação da RPDC.

Fonte: Xinhua