Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares celebra o 20 de Novembro
Pelo segundo ano consecutivo entidades do movimento negro de Salvador se reúnem no dia 20 de novembro (sábado), às 13, na Praça da Sé para realizar a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, líder maior da luta pela promoção da igualdade racial. Organizada pela Unegro, Olodum, Abam, Grucon, CEN, Coração Rastafari e com apoio do governo federal a Lavagem é um ato público em defesa da vida.
Publicado 18/11/2010 19:36 | Editado 04/03/2020 16:19
Realizada com a proposta de chamar a atenção dos poderes públicos para o monumento deste herói negro, que está abandonado, lavagem da imagem de Zumbi dos Palmares, tem também o objetivo de reunir pessoas para celebrar o Dia da Consciência Negra. Vários artistas já confirmaram a presença na atividade, que contará com um show da sambista Juliana Ribeiro.
“Somos conscientes que já tivemos grandes avanços, mas ainda temos muito para conquistar. Tivemos a recente aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, mas a nossa luta é contínua, já que o racismo não tira férias. Ainda, somos nós os alvos preferidos de todo e qualquer tipo de violência, por isso não podemos vacilar,” afirma Jerônimo Júnior, coordenador da Unegro.
Da redação local, com informações da Ascom da Unegro