Sem categoria

Obesidade afeta 43 por cento dos cubanos

Cerca de 43% da população de Cuba padece de sobrepeso ou obesidade, afirmou o doutor Jorge Pablo Alfonso Guerra, presidente da Socideade Cubana de Nefrologia e pioneiro do transplante renal na Ilha, na 11ª Jornada anual "A Serviço da Vida", que se encerra nesta sexta-feira (19) no hospital Camilo Cienfuegos, na cidade de Sancti Spíritus.

Alfonso Guerra apresentou seu livro mais recente, intitulado "Obesidade: epidemia do século 21", com o qual foi premiado em um concurso do Ministério de Saúde Pública.

A obra destaca que a obesidade está associada a estilos de vida e constitui um fator de risco nas enfermidades do coração, cérebro-vasculares, dos rins e da retina, entre outras.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doência se encontra entre as enfermidades crônicas não transmissíveis e é a mais frequente no planeta.

Em seu texto, o acadêmico destacou que crianças e adolescentes estão no setor da população que mais se concentra fatores desencadeantes da obesidade e a falsos critéirios de saúde e beleza.

Alfonso Guerra fez intervenções como autor ou colaborador de nove livros, além disso, tem no seu currículo outras publicações nacionais e internacionais.

Fonte: Cubadebate