Olinda celebra a Semana da Consciência Negra

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

O dia 20 de novembro ganha uma semana de comemorações na cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. De 18 a 22 de novembro, todas as atenções estarão voltadas para a luta e defesa da igualdade racial, com ciclo de debates, ato público, marchas, festival de música, feira gastronômica e social e ainda um seminário sobre cidadania e promoção da cultura afro-brasileira.

O evento é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, com a participação da secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Patrimônio e Cultura; Orçamento Participativo e Saúde.

A proposta é sensibilizar a população para um olhar sobre o negro, sem preconceitos. A Semana da Consciência Negra pretende incentivar outras ações durante o ano, como pontua Clayton Gouveia, assessor da Secretaria Executiva de Cidadania e Direitos Humanos. “Nós trabalhamos o ano todo com vários movimentos. Com este evento, vamos dar visibilidade ao grande público sobre a importância do povo negro, que veio para o Brasil como príncipes e princesas e aqui foram escravizados. Queremos que a Lei 10.639 aconteça dentro da sala de aula porque o negro tem uma história que precisa ser conhecida”, ressalta Cleyton.

Ciclo de Palestras (18 e 19/11)

O ciclo de palestras, aberto ao público, acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, das 09h às 12h e das 14h às 17h, na sede da CDL/Olinda (Câmara de Dirigentes Lojistas) na Praça 12 de Março. No dia 18, os debates serão sobre Saúde da População Negra (manhã) e a Lei 10.639 (tarde), que trata do estudo sobre a história da África e da Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio brasileiro. Já no dia 19, as discussões abordarão o Quilombo Urbano (9h) e o Racismo Institucional (14h).

Marcha da Consciência Negra (20/11)

Para o dia 20/11, uma programação extensa toma conta das ruas de Olinda, começando com a Marcha da Consciência Negra, com concentração marcada para às 15h no Pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso, com a participação de grupos culturais, juventude negra, entidades ligadas ao Movimento Negro, povo de terreiro, babalorixás e yalorixás. A marcha seguirá pela Estrada do Bonsucesso, Largo do Amparo, Rua do Amparo, 4 Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo, Rua de São Bento, 27 de Janeiro, Avenida Liberdade e Parque do Carmo. O final do percurso será no Parque do Carmo, onde o cortejo se encerrará.

Ato Público (20/11)
No Parque do Carmo haverá um Ato Público pelo cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial, às 18h, envolvendo autoridades, personalidades e lideranças políticas. Estão confirmadas as presenças do MNU (Movimento Negro Unificado), da CEPIR (Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial), do UNEGRO (União de Negros pela Igualdade), além de representantes das secretarias de governo municipais.

Festival de Música Cena Brasil (20/11)

Às 18h40 começa o festival de música Cena Brasil, com a participação de diversos grupos levando a temática afro para o palco armado no Parque do Carmo. O coral infantil Encanto de Olinda, composto por 60 crianças moradoras do entorno do Aterro de Aguazinha e atendidas pelo CCA1 (Centro da Criança e do Adolescente de Olinda) irá apresentar duas canções especialmente preparadas para o evento: Um sorriso negro (Ivone Lara) e Banzo Maracatu (Dimas Sedícias).

Festival Gastronômico e Feira Social (20 e 21/11)

Um espaço destinado ao comércio de artesanato da Rede de Mulheres Produtoras e a gastronomia afro, decorado com elementos dos terreiros, será montado na Praça do Carmo durante dois dias (20 e 21/11), a partir das 17h. Serão vendidos pratos típicos oferecidos nos templos de Candomblé a preços populares. O público poderá degustar as iguarias preparadas em reverência aos orixás, como vatapá, acarajé, feijoada, bobó de camarão, xinxim de galinha, mungunzá, beguiri, caruru, angu salgado, ipeté, entre outros.

Cortejo dos Grupos Filhos de Gandhy, Omô Nilê Ogunjá e Alafin Oyó (21/11)

Um cortejo de afoxés percorrerá as ladeiras da Cidade Alta, com concentração marcada para às 15h, no Largo do Guadalupe, dos grupos Filhos de Gandhy (Bahia) e Omô Nilé Ogunjá (Pernambuco). Eles seguem pela Rua do Amparo, 4 Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo e Ribeira. Neste momento, o afoxé Alafin Oyó (PE) se junta ao cortejo para uma louvação e de lá desce pela Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Avenida Liberdade e finaliza no Parque do Carmo.

Seminário Encontro das Forças (22/11)

Fechando as comemorações da Semana da Consciência Negra, haverá um seminário, intitulado Encontro das Forças, às 14h, na Secretaria de Educação de Olinda. A proposta é discutir sobre as funções dos afoxés como agentes de transformação social, promotor da cidadania e valorização e preservação da cultura afro-brasielira, suas ações, vivências e as peculiaridades das suas realidades cotidianas na Bahia e Pernambuco.

Programação da Semana da Consciência Negra de Olinda
DE: 18 a 22 de novembro
TEMA: Estatuto da Igualdade Racial

18.11 – Saúde da População Negra
Local: CDL Olinda
Hora: 9h às 12
Palestrante: Ceça Silva – Coordenadora de Saúde da População Negra de Olinda

18.11 – Lei 10.639
(Lei que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira)
Local: CDL Olinda
Hora: 14h às 17h
Palestrante: Atená Kitsos – Membro do Fórum Municipal de Educação Étnicorracial e Marta Almeida do Fórum Estadual de Educação Étnicorracial

19.11 – Quilombo Urbano
Local: CDL Olinda
Hora: 9h às 12h
Palestrante: Ivo de Xambá – representante do Quilombo Ivo de Xambá e Aneide Santana – historiadora do Arquivo Público de Olinda

19.11 – Racismo Institucional
Local: CDL Olinda
Hora: 14h às 17h
Palestrante: Major PM Verônica – GT Racismo da Polícia Militar de Pernambuco e Pedro Cavalcante do Programa de Combate ao Racismo Institucional

20 e 21/11 – Festival Gastronômico e Feira Social
Local: Parque do Carmo
Hora: 17h

20.11 – Marcha da Consciência Negra
Local: Bonsucesso
Hora: 15h

20.11 – Ato Público
Local: Parque do Carmo
Hora: 18h

20.11 – Festival de Música Cena Brasil
Local: Parque do Carmo
Hora: 18h40

21.11 – Cortejo dos Grupos Filhos de Gandhy, Omô Nilê Ogunjá e Alafin Oyó
Concentração: 15h
Local: Largo do Guadalupe
Saída: Prevista para 16h30
Percurso: Largo do Guadalupe, Rua do Amparo, 4 Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo, Ribeira, Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Av. Liberdade e Parque do Carmo.

22.11 – Seminário “Encontro das Forças”
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Hora: 14h

Serviço
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Olinda
Endereço: Praça 12 de Março, 36, 1º Andar
Telefone: 3494 0966

Auditório da Secretaria de Educação
Endereço: Rua 15 de Novembro, 184, Varadouro
Telefone: 3439-8864 / 3305-1097