"Desenvolvimento com inovação tecnológica e justiça social".

“Se pudesse resumir em uma palavra esse novo ciclo de desenvolvimento que vivemos em Pernambuco essa palavra seria inovação”, afirmou o vereador e deputado estadual eleito Luciano Siqueira (PCdoB) ao discursar durante a abertura da Encontro de representantes e secretários municipais de Ciência e Tecnologia de Pernambuco ocorrida na manhã de sexta-feira (19), no Espaço Rodada de Negócios da Expoidea – A Feira do Futuro, instalado no Armazém 12, Bairro do Recife.

Na qualidade de presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal do Recife, o parlamentar destacou a importância do evento, bem como sua expectativa de que seus resultados venham a ser aplicados em benefício da cidade do Recife e de sua população.

“Este encontro acontece em um instante absolutamente oportuno haja vista o novo ciclo de desenvolvimento econômico e social que vivemos em Pernambuco e no Brasil. Um momento em que novos desafios se apresentam, um momento em que temos de repensar e recriar o modelo de desenvolvimento para o nosso Estado com base na inovação tecnológica, distribuição de renda e sustentabilidade ambiental e, com isso, colocar Pernambuco no topo da cadeia produtiva do País”.

O encontro promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, reuniu integrantes de gestões de 15 municípios pernambucanos. “Com essa atividade pretendemos formatar os sistemas municipais no âmbito da inovação científica e tecnológica”, disse o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

Para o presidente nacional do Fórum de Secretários e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Sílvio Ramos, “está havendo uma horizontalização do sistema nacional de ciência e tecnologia, e os municípios têm tido cada vez mais espaço. Então, vamos construir uma rede para fortalecer o debate e a nossa participação mais efetiva nesse processo de fortalecimento de atuação na esfera nacional”, propôs.

Durante o evento, que durou todo o dia, foram apresentados projetos da capital pernambucana e os programas que estão sendo encabeçados pela Prefeitura do Recife como, por exemplo, o Parque Científico e Cultural do Jiquiá e o resultado da Pesquisa “Dinâmica da economia e da inovação e perspectivas de desenvolvimento econômico do município do Recife e suas cadeias produtivas”.

Site de Luciano Siqueira, com informações da Prefeitura do Recife.