Plataforma Freire abre inscrições

Estão abertas até o dia 30 deste mês as inscrições para a Plataforma Paulo Freire, que consolida o Plano Nacional de Formação de Professores.

Criada pelo Ministério da Educação, A Plataforma, cujo nome trata-se de uma homanegm ao educador brasileiro Paulo Freire, é uma oportunidade para os professores da educação básica pública, no exercício do magistério, ingressarem nas instituições públicas de ensino superior.

Pelo programa os professores poderão escolher as licenciaturas que desejam cursar, além de encontrar uma série de dados, a exemplo das tabelas com as instituições, as modalidades de formação e novos cursos.

A oferta de cursos de formação inicial, Formação Pedagógica e Primeira e Segunda Licenciaturas, é destinada aos professores em exercício das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica, nas modalidades presencial e a distância no Sistema Universidade Aberta do Brasil (coordenados pela Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES).

Em Pernambuco, são 1.650 vagas oferecidas no primeiro semestre para a modalidade presencial, distribuídas entre a UPE, UFPE e UFRPE. Já no segundo, serão 1.440 vagas para cursos presenciais oferecidos na UPE e IFPE, e 830 vagas de formação à distância na UPE e UFRPE.

Os docentes interessados devem cadastrar os currículos pelo site da Plataforma e após efetuarem a inscrição devem manter as informações sempre atualizadas.

CALENDÁRIO

05 de novembro de 2010
Abertura de pré-inscrições na Plataforma Freire;
Será permitida apenas uma pré-inscrição em curso de Formação Inicial ao professor, desde que cadastrado no Educacenso 2009 e na Plataforma Freire.

30 de novembro de 2010
Encerramento de pré-inscrições pelos professores.

1º de dezembro de 2010
Abertura do processo de validação das pré-inscrições dos professores pelas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

07 de janeiro de 2011
Encerramento das validações pelas Secretarias
Envio das listas de inscrições dos professores nos cursos escolhidos às Instituições de Educação Superior (IES) com sede no estado.

07 de janeiro de 2011
Início do atendimento à demanda por cursos e vagas e do processo seletivo pelas IES

Fonte: Site do Sintepe