Hospital Universitário realiza 500° transplante de fígado 

Na última sexta feira, dia 19, o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, tornou-se o primeiro centro de transplante de fígado do Norte-Nordeste a atingir a marca de 500 cirurgias. Na Assembleia Legislativa o deputado João Ananias saudou o grande feito da medicina cearense.

João Ananias

 Criado em 2002, o Serviço de Transplante de Fígado do HUWC é referência regional, perdendo em número de transplantes apenas para os centros do Hospital Albert Einstein (SP) e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Conta com uma equipe multidisciplinar, formada por oito cirurgiões, quatro hepatologistas clínicos, infectologista, intensivista, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, assistente social e técnicos em enfermagem.

Em 2009, o centro realizou 82 cirurgias, com um percentual de sobrevida de 87% dos pacientes. Segundo o coordenador da equipe, Prof. Huygens Garcia, os índices alcançados seguem os padrões dos grandes centros internacionais de transplante de fígado. Ele aponta como as principais causas da necessidade de transplante as cirroses biliar, autoimune e de causas desconhecidas, além das causadas por hepatite B e C ou pelo alcoolismo.

São atendidos no setor pacientes de todo o Estado, além de pessoas oriundas do Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Distrito Federal e de toda a Região Norte. “Hoje, temos 190 pacientes na fila de espera do HUWC. A necessidade não é aumentar o número de centros, mas sim de doadores. Houve um aumento considerável, mas o ideal é que sejam de 25 a 30 doadores por milhão de habitantes”, esclarece o Prof. Huygens. Ele frisa que o aspecto cultural (resistência dos familiares do possível doador) e a demora no diagnóstico da morte encefálica são obstáculos a serem superados.

Orgulhosos, os membros da equipe consideram o 500° transplante uma vitória da UFC, do Hospital Universitário e, especialmente, da sociedade cearense. De acordo com o coordenador, a meta agora é ultrapassar os 100 transplantes anuais.

Congratulações na Assembleia Legislativa

Na Assembleia Legislativa, o deputado João Ananias (PCdoB) apresentou requerimento para que sejam enviados votos de congratulações a direção e ao Serviço de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará. Para o parlamentar, é motivo para orgulho de todos a marca atingida pela equipe do HUWC, por fazer da instituição o primeiro hospital da região Norte-Nordeste a realizar 500 procedimentos de fígado. O primeiro transplante de fígado do hospital universitário foi realizado em 18 de maio de 2002.

João Ananias observa que o Ceará tem se destacado em todo o País pelo grande número de transplantes realizados . "Os centros de transplantes do nosso Estado têm prestado um excelente serviço à população, dando-lhes uma qualidade de vida melhor", ressalta João Ananias,acrescentando que os hospitais Geral de Fortaleza (HGF) e de Messejana também são referências no Norte e Nordeste do País em transplante de órgãos e tecidos.

Fontes: UFC e Assessoria do Dep. João Ananias