Sem categoria

Nova Zelândia: Mineiros são dados como mortos após nova explosão

Uma segunda explosão na mina de Pike River selou nesta quarta-feira (24) as esperanças de resgate dos 29 mineiros presos desde a última sexta-feira no local. Segundo a polícia, não há chance alguma de que os trabalhadores tenham resistido à explosão de gás metano, ocorrida às 14h37 locais (1h37 de Brasília).

"Não houve sobreviventes após uma nova grande explosão sob a terra", anunciou o responsável policial das equipes de resgate, Gary Knowles. "No instante da explosão eu estava perto da entrada da mina, e o barulho foi impressionante, tão potente quanto a primeira."

Parentes dos mineiros, que acompanhavam a tentativa de resgate desde o início, eram vistos chorando enquanto após receber o comunicado das autoridades. Alguns familiares tentaram agredir policiais por não terem descido ao poço para salvar seus parentes, segundo testemunhas.

Desde sexta que técnicos e autoridades se debruçavam sobre o desafio de resgatar os mineiros de Pike River. No entanto, as chances salvamento, escassas eram desde o início, diminuíam à medida que os dias passavam.

A concentração de metano, gás de alta capacidade combustiva, colocava em risco as ações de resgate. Hoje mesmo havia sido perfurado um duto em direção à galeria onde os trabalhadores estavam presos, quando também se constatou a existência de altas taxas de monóxido de carbono – gás extremamente tóxico -, além de baixos índices de oxigênio.

O perigo envolvido na descida à mina tentou ser contornado com o envio de robôs para descobrir o caminho que pudesse levar até os mineiros, mas a tentativa que acabou fracassada. Calculava-se que os mineradores estivessem a 150 m de profundidade, mas a 2,5 km da entrada da mina.

Os 29 trabalhadores tinham entre 17 e 62 anos. Majoritariamente neozelandeses, o grupo contava também com a presença de três britânicos, dois australianos e um sul-africano. A partir de agora, a operação de salvamento passa à fase de recuperação dos 29 corpos.

Com informações do Portal Terra