SP: Câmara terá disputa para Presidência após anos de chapa única
Após 5 anos sem disputas, Câmara terá duas chapas concorrendo para a Mesa Diretora. Disputa se polariza entre o líder do governo Kassab, José Police Neto, e Milton Leite, do chamado Centrão. PCdoB defende abertura do espaço para população.
Publicado 25/11/2010 09:16 | Editado 04/03/2020 17:18
Criado ainda na gestão Marta Suplicy, o Centrão , reúne vereadores de vários partidos que de acordo com a conjuntura política se articula com as bancadas do PT e do PSDB e tem eleito a mesa diretora desde 2005.
Essa situação na Câmara gerou dois sentimentos: o da necessidade de alternância – já que o atual presidente e um dos líderes do Centrão, Antonio Carlos Rodrigues (PR), ocupa o cargo desde 2006 e por isso não pode concorrer à reeleição. O segundo é o de que os partidos políticos e suas bancadas precisam recuperar o seu protagonismo no debate político de São Paulo.
Essa avaliação tem elevado o debate para a eleição da Mesa Diretora, que está vinculado à visão de qual o papel que a Câmara dos Vereadores precisa cumprir na cidade: ser um espaço de construção de políticas públicas para a cidade com a participação do cidadão.
O cenário da disputa
Atualmente, a candidatura de Milton Leite (DEM) (foto à esquerda) conta com o apoio do Centrão e do PT e a chapa encabeçada por José Police Neto é apoiada pelo prefeito Gilberto Kassab, além de PSB, PDT e PRB, dentre outros. Se a votação fosse hoje, seria difícil especular qual dos dois grupos sairia vencedor. A eleição ocorrerá no dia 15 de dezembro, em votação aberta.
Na avaliação do presidente do Comitê Municipal do PCdoB de São Paulo, Wander Geraldo, “é necessário qualificar o debate político da Câmara, trazendo o movimento social organizado para debater os assuntos importantes do município, como as enchentes, habitação, educação, transporte etc”. Para isso, é preciso que o legislativo tenha iniciativas renovadas nesse sentido.
O PCdoB dialogou com as duas candidaturas à Mesa, colocando essa visão política como central para definir a sua posição. O candidato José Police Neto (foto ao lado), em reunião com o presidente municipal do PCdoB e o vereadores comunistas Netinho de Paula e Jamil Murad, realizada na sede do PCdoB, assumiu o compromisso de, se eleito, ampliar os espaços de diálogo com a população como as audiências públicas, seminários etc. e, desta forma, reabrir o espaço da Câmara Municipal aos cidadãos em torno dos principais temas da cidade de São Paulo.
Esse compromisso firmado, somado à necessidade de renovação da direção da Mesa, definiu o apoio dos vereadores comunistas à candidatura de Police Neto, que também poderá se materializar em uma maior participação na direção de comissões importantes da Casa e na própria composição da Mesa Diretora.
Da redação do Vermelho SP