Sem categoria

Filme mostra êxito de sistema de educação musical da Venezuela

A embaixada da Venezuela promove, em sua sede em Brasília, no próximo dia 30, às 19h30, a exibição do documentário "El Sistema". O filme fala, de forma emocionante, sobre o sistema de educação musical único da Venezuela, conhecido como "El sistema". Com três décadas de existência, a iniciativa tornou-se conhecida mundialmente não apenas por melhorar a posição social de milhares de crianças, mas também por formar orquestras e regentes de nível internacional.

El Sistema

No documentário, o público é levado dos bairros pobres de Caracas às melhores salas de concerto do mundo. E conhece como o visionário venezuelano, José Antônio Abreu, mudou a vida de centenas de milhares de crianças e jovens. Meninos e meninas que viviam em ruas dominadas pela violência seguem para escolas de música, onde um bem-estruturado planejamento educacional, baseado no ensinamento musical, oferece-lhes ferramentas para mudar de vida e mudar, assim, a sociedade ao seu redor.

Hoje o programa criado por Abreu, músico, economista e educador, é reconhecido em todo o mundo e replicado em vários países (no Brasil está representado pelo Neojibá, na Bahia). Sua maior estrela é o talentoso regente Gustavo Dudamel, revelado pelo Sistema e que atualmente é diretor musical da Filarmônica de Los Angeles.

Nomes consagrados da música clássica, como Simon Rattle, já colaboraram com a Orquestra Jovem Simón Bolívar (a principal do programa). Para Rattle, "o futuro da música clássica está na Venezuela". O filme, dirigido por Paul Smaczny, recupera essa bela trajetória, contando com a participação dos protagonistas principais dessa empreitada.

A embaixada da Venezuela fica na Avenida das Nações, quadra 803, lote 13, em Brasília.