Presidente de Cabo Verde recebe quilombolas brasileiros
O encontro com o presidente é parte de uma viagem que o grupo "Quilombolas do Maranhão" faz no âmbito do projecto “O percurso dos quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”.
Publicado 26/11/2010 18:19
O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, recebeu na manhã desta sexta-feira (26), um grupo de descendentes dos escravos africanos no Brasil, chamados Quilombolas do Maranhão. O encontro com o presidenete é parte de uma viagem a Cabo Verde que esses brasileiros fazem no âmbito do projeto “O percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”.
A estada em Cabo Verde, que é uma iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), sedeado em Lisboa, e de três parceiros internacionais, incluindo a Plataforma das ONG’s, tem como objectivo promover o legado cultural quilombola — principalmente junto das gerações mais jovens —, e sensibilizar sobre a contribuição dessa cultura para a diversidade cultural mundial.
Por outro lado, os quilombolas estão entre "as comunidades mais vulneráveis e marginalizadas da sociedade brasileira", justifica o administrador do IMVF a razão deste projecto. "Conhecer esta cultura é mergulhar nas suas raízes africanas, base da sua riqueza cultural”, explica Paulo Freitas, que para a implementação deste projecto contou com o co-financiamento da Comissão Europeia e com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
Em Cabo Verde os Quilombolas do Maranhão vão percorrer as linhas de uma história de luta e sobrevivência, iniciada pelos seus antepassados africanos escravizados que por estas terras deixaram sementes, e apresentar ao público um espectáculo de danças e músicas.
Fonte: África 21