Ariano Suassuna divulga sua nova aula-espetáculo
O dramaturgo e romancista Ariano Suassuna divulgou ontem, em coletiva de imprensa realizada no Teatro de Santa Isabel, a aula-espetáculo “Romançário”, que será realizada no próximo dia 6, no equipamento cultural, e marcará o encerramento de sua gestão na Secretaria Especial de Cultura, do Governo do Estado.
Publicado 01/12/2010 10:20 | Editado 04/03/2020 16:57
Ao lado da esposa, Zélia Suassuna, e da pianista Elyanna Caldas, Ariano apresentou um balanço de suas ações nos últimos quatro anos à frente da Secretaria e comentou sobre os projetos para o próximo ano, a exemplo da publicação de seu novo romance, “O Jumento Sedutor”.
Após uma pequena apresentação do grupo Arraial, cuja performance integra a nova e última aula-espetáculo, Ariano destacou de sua gestão o foco na interiorização das ações. Desde 2007, o secretário percorreu todas as regiões do Estado, com a realização das aulas-espetáculo “Nau”, “A Cadência, O Castelo e a Cantoria”, além de “Chamada ao Piano”, em um total de 25.409 km percorridos. Em “Nau”, que estreou em 2007, Ariano reverencia manifestações culturais que contribuiram para a formação da identidade brasileira. Na aula-espetáculo “A Cadência….”, é contemplada a poesia popular, com exploração dos vários gêneros da cantoria. A mais recente, “Chamada ao Piano”, é uma grande celebração à produção pianística de compositores do Estado que atuaram entre o final do século 19 e início do 20. “‘Romançário’ é uma síntese de todas essas aulas, uma espécie de prestação de contas”, apontou o secretário. A aula, com acesso gratuito, contará com apresentação da pianista Elyanna Caldas e de 13 artistas vinculados à Secretaria.
Com relação à realização das 117 aulas pelas diferentes regiões do Estado, ele destacou a presença maciça dos jovens e a “explosão de entusiasmo” do público, como a apresentação na Colônia Pe¬nal Feminina, onde chegou a ser comparado ao Padre Cícero. “Fica o registro de que o povo brasileiro gosta da arte de qualidade”, disse. Ele ainda avalia uma eventual permanência na pasta, mas garante que, independemente deste fator, dará sequência à promoção de aulas-espetáculo. O escritor adiantou que está previsto para o primeiro semestre do próximo ano o lançamento do novo romance, “O Jumento Sedutor”, pela José Olympio.
Fonte: Folha de PE