Sem categoria

EUA e Coreia do Sul planejam mais manobras navais

Coreia do Sul e os Estados Unidos planejam realizar mais exercícios navais este ano ou no início do próximo ano, anunciaram fontes militares nesta quarta-feira, pouco antes de se encerrarem as manobras com a participação de porta-aviões norte-americano George Washington.

Ambos os países mantiveram consultas com esse fim, explicou o coronel Kim Young-Cheol, do Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul, citado pela mídia.

O anúncio destas programadas operações acontece no momento em que a situação na Península coreana se mantém muito tensa depois do incidente no último dia 23, quando a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) respondeu a disparos contra suas águas realizados pelas forças do Sul, que participavam no exercício Hoguk.

Seul relatou quatro mortos e vários feridos na troca de tiros perto da ilha Yeonpyeong, ao que se seguiram as manobras navais de quatro dias no Mar Amarelo, iniciadas no último domingo com a presença do mencionado porta-aviões e vários outros navios de guerra dos EUA.

Pelo país afitrião, intervieram destroyers, fragatas e aviões anti-submarinos, de acordo com relatórios. Ainda que as referidas operações conjuntas ainda estejam sendo estudadas e suas datas e armamentos ainda permaneçam em aberto, o exército sul-coreano adiantou que planeja realizar exercícios de grande envergadura nos mares ao redor da península, a partir de segunda-feira, e durante uma semana.

Neste cenário complexo, a China chamou as partes das "conversas de seis lados" sobre desnuclearização – que envolvem as duas Coreias, Estados Unidos, Japão, China e Rússia -, para realizar consultas de emergência nos próximos dias em Pequim, a fim de acalmar a situação.

Com Prensa Latina