Sem categoria

Governo do Rio inaugura UPP após retomada do Complexo do Alemão

O Morro dos Macacos, em Vila Isabel, recebeu a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) após as operações do último final de semana de retomada do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Esta é a 13ª UPP da cidade.

Aos gritos de "esse é o cara", o governador Sérgio Cabral (PMDB) iniciou seu discurso ao lado do senador eleito Lindberg Farias (PT) e do deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT). Durante a inauguração, Minc afirmou que sempre foi "um adepto do projeto". "Sempre defendi que as UPP s tivessem um viés sócio ambiental", disse.

O senador eleito reforçou o apoio ao governo Cabral. "Queremos demonstrar apoio neste momento que vive a segurança pública no Rio. O estado nunca teve uma política de segurança. Agora temos um caminho", disse.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, comentou a invasão do Alemão e a pacificação da comunidade. "Essa é a resposta que queremos dar à sociedade", disse Beltrame, que foi elogiado por Cabral na sequência. "Deus deve ter me iluminado muito quando escolhi o Beltrame como secretário de Segurança", afirmou o governador, sob aplausos.

Parceria

Ao comentar a importância da retomada de áreas que estavam sob o domínio do tráfico de drogas, Cabral citou a parceria com o governo federal. "Estamos no Complexo do Alemão há dois anos e meio. Eu e Luiz Inácio Lula da Silva investindo centenas de milhares de reais, mas nada disso adiantaria se estas pessoas não tivessem o direito de ir e vir resgatados", disse.

A UPP dos Macacos atenderá cerca de 27 mil pessoas das comunidades Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel. A ocupação da favela foi feita há cerca de um mês por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e não houve resistência. No mesmo local, há pouco mais de um ano, um helicóptero da Polícia Militar (PM) foi derrubado, matando três policiais.

Informações Estadão