Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega a PE

Considerado um marco consolidado no calendário anual dos direitos humanos no País, a quinta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul movimenta a cidade do Recife entre os dias 06 e 12 de dezembro.

O evento, que tem curadoria do cineasta e produtor cultural Francisco Cesar Filho, acontece em 20 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. Foram selecionados para esta edição 41 filmes, separados em três seções: Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.

No Recife, a abertura da Mostra será no dia 06 de dezembro, às 20h, no Cinema São Luiz, com a exibição dos filmes brasileiros “Carnaval dos Deuses” e “Leite e Ferro” e do argentino “Meu Companheiro”.

Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras, produção da Cinemateca Brasileira e apoio da Prefeitura do Recife, Ministério das Relações Exteriores, TV Brasil, SESC/SP e Governo do Estado de Pernambuco, a 5ª Mostra, traz ao Cinema São Luiz obras cinematográficas contemporâneas de todos os países sul-americanos que representem e traduzam questões atuais de direitos humanos.

Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade da pessoa humana e tem como principal objetivo garantir o acesso à cultura.

Com exibição gratuita, e exibições especialmente destinadas às pessoas com deficiência visual, a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul terá as sessões sempre nos horários das 14h, 16h, 18h e 20h. A programação completa, com a sinopse dos filmes, pode ser encontrada em http://www.cinedireitoshumanos.org.br/

Das 20 capitais em que acontece a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Recife e Rio Branco também participarão de um projeto piloto, o Cine Educação em Direitos Humanos. O projeto será implementado pela Via Gutenberg/Cinemateca Brasileira e busca disseminar conteúdos audiovisuais que contribuam para a melhoria da educação no País ao difundir o cinema como veículo de manifestações artísticas e importante para a identificação cultural e a consciência da cidadania.

O público beneficiado do Cine Educação em Direitos Humanos é a rede pública de ensino, atingindo três públicos distintos: dirigentes escolares; professores e os alunos da rede que participarão de sessões de cinema e, posteriormente, de atividades propostas pelos professores.

Fonte. Pernambuco.com