Sem categoria

Neuton Miranda é lembrado em homenagem da Câmara dos Deputados

As ameaças da oposição contra a entrega da Medalha do Mérito Legislativo ao fundador do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Pedro Stédile, na tarde desta quarta-feira (1o), na Câmara dos Deputados, não se concretizaram. Stédile foi até mais aplaudido que os demais agraciados. 32 pessoas, entre elas o comunista Neuton Miranda (in memoriam), receberam a homenagem que a Câmara presta, anualmente, a personalidades que realizam serviço de relevância para a sociedade.

Neuton Miranda é lembrado em homenagem da Câmara dos Deputados - Agência Câmara

A escolha dos homenageados é feita pelos líderes dos Partidos e membros da Mesa Diretora. A líder do PCdoB, deputada Vanessa Grazzitoin (AM), que fez a indicação do ex-deputado estadual no Pará Neuton Miranda, falecido no início deste ano, entregou a comenda a Félix Miranda, que representou o irmão.

Para Félix, a homenagem é o reconhecimento do esforço e da vida que ele acreditou, de busca por justiça social. Neuton Miranda foi presidente do PCdoB no Pará, onde reorganizou o Partido após a ditadura militar. Exerceu vários cargos público, inclusive o de deputada estadual. Nesse mesmo período no ano passado, ele estava articulando a sua candidatura a deputado federal, lembrou Félix.

Félix lembrou também outra homenagem recebida pelo irmão morto. A população da Vila São José, às margens do Rio Tocatins, no município de Marabá (PA), mudou o nome da localidade para Guerreiro do PCdoB, em referência a Neuton Miranda. “Isso demonstra que a dedicação dele não foi em vão”, afirma Félix.

Na homenagem, o vice-presidente da Câmara, Marco Maia, que presidiu a solenidade, disse que a Casa procura prestar homenagem aos que contribuem para o desenvolvimento do País em cada uma de suas áreas de atuação. E disse que estendia a homenagem a todo o povo brasileiro, que são importantes, tanto quando as lideranças, para o crescimento do Brasil.

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), guardião da comenda, disse que a Casa faz uma homenagem altamente representativa porque reconhece diferentes autoridades que prestaram relevantes serviços à Nação. Com isso, explicou a homenagem a personalidades tão distintas quando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowsky, indicado pelo líder do governo, Cândido Vacarrezza e o Mestre Kobi, pioneiro na arte marcial do Krav Magá na América Latina, indicado pelo líder do PTdoB, Vinícius Carvalho (RJ).

De Brasília
Márcia Xavier